Tipos de pele, você conhece a sua pele?

Tipos de pele, você conhece a sua pele?

Tipos de pele, você conhece a sua pele? Hoje temos uma variedade de produtos para peles oleosas, mistas, secas e normais. Mas você consegue identificar qual é seu tipo de pele?

Antes de abordarmos os tipos de pele, é importante lembrarmos que suor e sebo são coisas distintas. Acontece sim uma maior produção de sebo quando estamos em situações que nos façam suar mais. Isso porque nosso corpo é muito inteligente e tenta evitar que ocorra uma perda muito grande de água, então o sebo serve para “segurar” a água na pele.

Se retirarmos muita oleosidade da pele, a resposta que podemos observar é uma maior produção de sebo como mecanismo de defesa contra desidratação (efeito rebote). Mas, agora sabendo disso, vamos logo ver quais são os tipos de pele:

PELE OLEOSA

Esse tipo de pele é muito comum na adolescência, devido às alterações hormonais as glândulas sebáceas aumentam a sua produção de sebo. Devido a produção excessiva de sebo, uma forte característica da pele oleosa é brilho em toda área do rosto, e brilho intenso principalmente nas regiões de testa e nariz. A pessoa que tem pele oleosa, tem maior tendência a ter acne (espinhas) e cravos.

PELE MISTA

Muitas vezes a pele oleosa, após a adolescência, torna-se uma pele mista. Uma pele mista é oleosa em regiões específicas, chamada zona T. A zona T abrange a testa e desce o nariz até o queixo, que são áreas com maior quantidade de glândulas sebáceas. As outras regiões da pele têm uma oleosidade considerada normal ou, às vezes, seca.

PELE SECA

É um tipo de pele que tem pouquíssima hidratação e oleosidade. Portanto não tem brilho e elasticidade. Geralmente tem aspecto áspero, descamação e linhas finas ou rugas. Muito comum em pele madura.

PELE NORMAL

É uma pele que tem equilíbrio ideal de oleosidade e hidratação. A pele normal tem um boa elasticidade e viço. 

E aí, conseguiu identificar seu tipo de pele? Agora ficou mais fácil escolher o produto ideal para a sua pele. 🙂

(4) Comentários

  1. […] acordo com Brigitte Calegari , Beauty Artist e Expert em maquiagem, com a ascensão do Skincare . e de uma rotina intensiva de cuidados com a pele, vamos caminhar para um momento onde a […]

  2. […] Dica EB: Acesse Nosso Conteúdo Exclusivo sobre Tipos de Pele […]

  3. […] com a ponta dos dedos, como se estivesse passando um hidratante. Se preferir, aplique somente na Zona T do rosto.  Espalhe apenas em um sentido e não passe a mão várias vezes na mesma região. […]

  4. […] Mas como deve ser usado? Depende do tipo. Se for compacto pode ser utilizado com a própria esponja dando leves batidinhas, tomando cuidado para não concentrar muito produto num lugar só. Se for solto, você precisará de um pincel. Encoste o pincel no pó, remova o excesso de produto sacudindo de leve o pincel e aplique sobre o rosto. O Pó pode ser utilizado em todo o rosto especialmente na área T. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *