Tudo o que você precisa saber sobre rótulos de cosméticos

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE RÓTULOS DE COSMÉTICOS

Tudo o que você precisa saber sobre rótulos de cosméticos. Diversas marcas de cosméticos procuram manter sua imagem impecável em relação ao consumidor: a composição do produto, sua forma, o tipo de material utilizado na embalagem e claro seu rótulo.

Que na maioria das vezes é o cartão de visita da marca, pois além de conter as informações do produto, carregam toda essência e a proposta de valor que a marca possui.

Entretanto, duvidas surgem quando observamos os tipos de rótulos e principalmente os símbolos neles contidos.

Para facilitar seu entendimento elencamos aqui nesse post os símbolos mais comuns contidos em rótulos de cosméticos e suas características principais. Assim ao adquirir um novo produto, aquela dúvida pertinente deixa de existir.

Validade após aberto

O prazo de validade de um produto fechado vem impresso na própria embalagem. Contudo, você sabia que, a partir do momento em que ele é aberto, sua validade muda? Você descobre o tempo de vida útil do cosmético ou maquiagem olhando o número de meses indicado no símbolo de pote aberto.

Reciclável

Se a embalagem tiver o Green Dot, saiba que a empresa fabricante se responsabiliza por reciclar ou recuperar as embalagens dos produtos que coloca no mercado. Inclusive, marcas com o selo costumam criar programas de retorno das embalagens vazias tendo um brinde como subsídio.

Estimado:

O “e” minúsculo garante que a quantidade impressa no rótulo é a mesma encontrada dentro da embalagem. Sem propaganda enganosa.

UVA: 

Alguns cosméticos e maquiagens possuem o Selo UVA para lembrar o consumidor de que aqueles produtos têm a proteção mínima contra esse tipo de raio recomendada por dermatologistas.

Consulta

O dedo indicando uma página quer dizer que mais informações sobre o produto podem ser encontradas na caixa ou em folheto separado.

Cruelty free

O coelho foi escolhido para representar que determinado produto é Cruelty Free, ou seja, não foi testado em animais. Porém, fique esperta porque não basta que o animalzinho apareça: é preciso verificar se o selo faz parte de alguma instituição séria. Os mais conhecidos são o Cruelty Free, da PETA, o Not Tested on Animals, da Choose Cruelty Free, e o Leaping Bunny, da Cruelty Free International

Orgânico e Natural

Atualmente o xodó em cosméticos – fabricados com ingredientes naturais e sustentáveis.  Sendo assim, são vários os selos nacionais e internacionais e cada um possui suas próprias métricas para a definição entre orgânico e natural. Por isso, vale pesquisar caso queira saber bem direitinho a respeito.

Vegan

Cosméticos e maquiagens veganos não possuem nenhum ingrediente de origem animal. As certificações mais comuns são da Vegan ActionVegan Society e da PETA (Cruelty Free and Vegan). E falando mais sobre Produtos Veganos, temos um post que abrange detalhadamente essa tendência em cosméticos. (Clique no link e saiba mais 😉).

Fairtrade

Um item Fairtrade tem sua produção totalmente alinhada com princípios sociais, econômicos e ambientais. Portanto, é fruto de comércio justo, aquele que respeita todas as etapas da cadeia.

Dermatest

Selo alemão que identifica cosméticos e maquiagens dermatologicamente testados em humanos voluntários.

Pronto. Depois desse pequeno tutorial sobre símbolos contidos nos rótulos garanto que não pintará mais dúvidas na hora de escolher algum cosmético especifico na prateleira. 😍

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário.

(2) Comentários

  1. […] Não existe nada mais frustrante do que você querer usar aquele produto fantástico e descobrir que ele ressecou antes do tempo, pior ainda, antes mesmo do prazo de validade . […]

  2. […] falamos aqui sobre a data de validade dos produtos e a importância de mantê-los em local adequado e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *