O poder de ter um cabelo ruivo

O poder de ter um cabelo ruivo

Ruivo: dos vermelhos mais brilhantes aos alaranjados, dos tons claros aos mais intensos: a beleza ruiva sempre despertou nossa atenção, justamente por sua ocorrência natural ser tão rara.

Somente 2% da população humana nasce ruiva! Isso mesmo.  E entre 2 e 6% são pessoas com descendência do norte ou oeste europeus, especialmente da Escócia.

No Wikipedia, você encontra para o conjunto de características dos ruivos o nome de rutilismo. É considerada pelos cientistas uma mutação genética, responsável pela ocorrência de pelos e cabelos com essa coloração avermelhada, laranja avermelhada ou vermelha acobreada.

Mas calma: o ruivo é para todas! Se você gosta do visual, pode optar pelas tinturas e tratamentos que podem te deixar com um ruivo irresistível e bem tratado!

Ruiva você é incrível !

PELE EM CONTRASTE COM OS TONS RUIVOS

A pele das ruivas naturais pode apresentar sardas, uma característica também presente em algumas loiras ou mesmo como uma reação na pele de quem tomou muito sol.

Um estudo publicado em 2012 pela revista Nature revelou que o câncer de pele tem maior incidência nos ruivos. Infelizmente… Mas o uso de filtro solar é obrigatório para todos os tipos e tons de pele, não esqueça!

Ruiva e sua melanina

Tem quem assuma o charme das pintinhas, daí é preciso escolher uma base que apenas suavize a aparência. Você pode optar pelos BB ou CC Creams e bases de cobertura leve ou média. No entanto, muita gente prefere esconder… Se a ideia for mesmo camuflar as sardas, é necessário usar produtos com alta cobertura, mais densos, acompanhados de corretivo e pó. Preste atenção na escolha desses produtos, considerando se sua pele é normal, seca ou oleosa. Aqui na Encontre Beleza, você recebe as recomendações certas para atingir o melhor resultado.

SOMBRAS, BATONS E BLUSHES: OPÇÕES EM TON SUR TON

O cabelo sendo o centro das atenções, o recomendado é escolher um ponto focal para a maquiagem: o famoso olho tudo / boca nada ou olho nada / boca tudo.

Lilás, azul e principalmente verde, que é complementar ao avermelhado, são tonalidades de sombras que podem criar uma maquiagem com mais cor para as ruivas. Quanto aos batons, a melhor aposta é o efeito de tom sobre tom com o dos cabelos, como alaranjados mais fechados, vermelhos vivos e nuances de vinho.

Ruiva e o por-do-sol

As sobrancelhas são muito importantes para o acabamento dessa make: os fios costumam ser bem claros nas ruivas naturais, então é recomendável usar um lápis acinzentado ou marrom claro para destacá-los.

Quem colore o cabelo precisa prestar atenção ao tom do cabelo. Se os fios estiverem mais alaranjados, o melhor é o louro acobreado nas sobrancelhas. Se o cabelo estiver tingido com um vermelho mais vivo, melhor optar por um vermelho um pouco mais escuro.

Quando os cabelos são (ou estão) avermelhados ou acobreados, o Blush deve ficar nos tons de pêssego e bronze, para manter a harmonia da coloração.

São muitas as possibilidades e combinações que as ruivas podem explorar. Com certeza, todas elas pedem uma personalidade forte e marcante. Definitivamente, uma ruiva nunca passa despercebida!

Veja nosso conteúdo Maquiagens para iniciantes.

Gostou do nosso texto? Deixe seu comentário. 😉

(2) Comentários

  1. tudo bem? gostei muito do seu site, parabéns pelo conteúdo. 😉

    1. Encontre Beleza diz:

      Olá Xander, que bom que gostou. Ficamos felizes! ♥️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *