A evolução das esponjas de maquiagem

A evolução das esponjas de maquiagem

A evolução das esponjas de maquiagem. Em todas as embalagens de Blush e pó, encontrávamos pequenas esponjas retangulares, na maioria das vezes fininhas, que muitas pessoas nem usavam… Depois, quando as bases tipo Pancake eram tendência, eram acompanhadas por esponjas redondas um pouco mais grossas.

Esponja de maquiagem redonda

Mas agora, as esponjas evoluíram. E muito! Com texturas bem mais macias e em formatos mais ergonômicos como os de gota, triangular ou cilíndrico, elas se tornaram essenciais. Mesmo não sendo exatamente uma novidade, as esponjas conferem um melhor acabamento do make e são a parceria perfeita para os pincéis, que continuam sendo ferramentas básicas no arsenal de maquiagem.

Como usar as esponjas de maquiagem

As esponjas podem ser usadas secas ou molhadas, criando diferentes efeitos na maquiagem. A aplicação requer sempre leves batidas, para que o produto não seja “arrastado” pela superfície da pele. Outra vantagem é que o seu uso permite que o produto seja melhor aproveitado.

Esponja de gota

Uma das mais populares é a gota. Pode ser usada para aplicar bases líquidas ou em pó, seca para maior cobertura e molhada para um aspecto mais natural. A parte mais fina desse formato ajuda a alcançar todos os cantinhos do rosto, como as abas do nariz. Ela também é usada para aplicação de corretivos, por exemplo, e é ótima para fazer o olho esfumado. Nesse caso, é encontrada em tamanho mini, na ponta de um pincel.

A esponja gota pode vir cortada na transversal e é chamada de chanfrada. Esse lado reto delimita as marcações com precisão, enquanto o outro faz a aplicação com mais leveza.

Esponjas triangulares

As triangulares (também conhecidas como esponja queijo, podem vir grudadinhas em um kit) são usadas para base e corretivo e funcionam em áreas menores do rosto. Para o contorno, as mais indicadas são as redondas e achatadas e também as cilíndricas. (essa técnica exige prática e destreza, então nem mesmo a esponja adequada vai garantir o resultado desejado se você não praticar bastante ou tiver a ajuda de um profissional).

Esponjas Ideais Para Você

Esponjas retangulares

As retangulares ainda têm o seu espaço. São boas para aplicar produto em áreas maiores, como testa e pescoço. As redondas são bem versáteis e podem ser usadas para tirar o excesso de sombra que cai embaixo dos olhos.

Mais importante, certamente, é manter a higienização sempre com sabão neutro e água morna. Como na limpeza dos pincéis, é preciso enxaguar várias vezes e tirar totalmente o resíduo de produto, que nas esponjas penetra muito mais. Mas Não guarde úmida, em hipótese alguma! Deixar secar naturalmente, de preferência em um lugar bem arejado e não no banheiro, onde pode ter o vapor do banho.

Tipos de Esponja

Fique atenta à validade das esponjas e as descarte quando ficarem muito manchadas ou a textura já não estiver mais tão firme. Infelizmente, essas esponjas não são facilmente recicláveis, então o ideal é usar o máximo possível, ampliando sua vida útil com o cuidado correto.

Possui alguma outra dúvida? Envie uma mensagem para a gente e criaremos um conteúdo pensando em você!

(1) Comentário

  1. […] Ah, e pode parecer supérfluo, mas um bom kit de pincéis e pelo menos uma esponja de maquiagem (retangular ou redonda) podem ajudar bastante quem está começando. Clique aqui para ler os posts sobre esses assuntos! […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *