Vitamina C e seu poder sobre a pele

O poder da Vitamina C

Existem muitos produtos que prometem e cumprem o papel de prevenir o envelhecimento e as manchas na pele. Na grande maioria deles está um componente em comum: a Vitamina C.

A vitamina C possui propriedades antioxidantes, por exemplo. Essas substâncias evitam a formação de radicais livres no nosso organismo, um dos responsáveis pelo envelhecimento celular.

Diversos estudos comprovam os benefícios do ativo que é eficaz nos mais diferentes tipos de pele. Isso ocorre porque a ela age protegendo a pele, inibindo a oxidação das moléculas e retardando a degradação do tecido cutâneo.

Outro grande benefício da Vitamina C está na regeneração celular. Pois ela age diretamente na multiplicação e migração de células, que são responsáveis pela regeneração da pele na área danificada – os chamados fibroblastos.

Essa ação antioxidante e regeneradora é fundamental para a prevenção de manchas e uniformização do tom de pele.

Além de prevenir o envelhecimento e as manchas na pele, inibe processos oxidativos que causam a pigmentação. Ela ainda possui alta eficácia anti-inflamatória, capaz de reduzir as marcas deixadas pela inflamação na pele. Uma excelente alternativa por exemplo para tratar marcas de espinhas.

Como usar a Vitamina C corretamente

Vitamina C

Já vimos que a Vitamina C pode prevenir o envelhecimento e as manchas na pele, além de outras maravilhas, mas fica a dúvida: como usar?

Basicamente, existem dois tipos de vitamina C no mercado cosmético: a pura, conhecida cientificamente como ácido ascórbico, e o derivado de Vitamina C.

A grande diferença entre os dois tipos está na ação antioxidante.

Estudos científicos demonstram que a composição pura possui ação antioxidante superior quando comparada aos seus derivados, o que garante uma maior proteção contra a ação nociva dos radicais livres.

Para saber se o produto de beleza tem a maravilhosa em seu estado puro, basta ler o rótulo. Você deverá encontrá-la pelo nome “ácido L-ascórbico”

Se ao ler o rótulo do produto você encontrar as nomenclaturas: ascorbil fosfato de sódio, ascorbil fosfato de magnésio, ascorbil tetraisopalmitato ou ascorbil glucoside, significa que o produto em questão utiliza derivados de Vitamina C em sua composição.

Mas não se preocupe, pois mesmo tendo uma potência menor que a versão pura, os derivados são mais utilizados comercialmente por terem maior estabilidade, uma vez que a manipulação ou variações de temperatura podem fazer com que ela oxide e perca a função.

Outro ponto importante é o prazo de validade, justamente pela facilidade de oxidação, a validade dos produtos contendo vitamina C podem ter um prazo mais curto.

Qual a diferença da Vitamina C de composição C5, C10 e C20

A concentração de Vitamina C também pode ser observada no rótulo, onde você encontrará as nomenclaturas: C5, C10, C20. Isso indica a porcentagem de Vitamina C no produto e o máximo de concentração que se pode encontrar é de 20%

Para as pessoas com pele mais sensível, é indicado a utilização com a dosagem mais baixa, muito embora o ideal é sempre consultar um dermatologista para que se tenha a indicação mais assertiva, que produza o resultado esperado sem causar irritações ou qualquer desconforto.

Se você já testou outros produtos e sabe que não tem nenhuma alergia aos produtos com Vitamina C, dê preferência para as composições de 10% ou mais, pois elas produzem o efeito mais rápido.

Como prevenir o envelhecimento e as manchas na pele usando a Vitamina C

Você vai notar visivelmente os benefícios da utilização de um cosmético com Vitamina C a partir de 2 meses de uso, pois esse é o tempo que ele precisa para mostrar nitidamente a regeneração celular e o clareamento da pele.

Claro que esse tempo pode ser menor se você utilizar as composições com maior concentração de Vitamina C.

Não há necessidade de substituição ou troca durante períodos de calor ou frio, pode ser utilizado o ano todo.

É importante observar a textura do cosmético contendo a Vitamina C, levando em consideração o seu tipo de pele, para evitar o surgimento de espinhas.

É melhor utilizar em bruma ou sérum se você tem pele oleosa ou mista. Se o seu caso for pele ressecada, utilize os cosméticos em creme que possuam Vitamina C em sua composição.

Descubra o produto certo para o seu tipo de pele

Saber e conhecer o seu tipo de pele é fundamental para ter resultados eficientes e consistentes com produtos cosméticos.

Por isso, a Encontre Beleza tem um quiz desenvolvido por especialistas, que te ajudará a descobrir quais produtos são adequados para o seu tipo de pele. Clique no botão abaixo e descubra. 😉

Como você viu, a Vitamina C não é apenas capaz de prevenir o envelhecimento e as manchas na pele, é um verdadeiro achado da indústria de cosméticos que tonifica, revitaliza, traz brilho e força para sua pele.

Além dos cosméticos você também pode reforçar a o uso no seu organismo, consumindo alimentos como:

  • Laranja – hidrata e traz energia
  • Limão – produz o efeito detox
  • Tomate – antioxidante e fortalece o sistema imunológico
  • Mamão – também possui vitamina A que fortalece a pele e os cabelos.

Vale lembrar que uma alimentação saudável é fundamental para a beleza em todos os aspectos!

Veja também nosso conteúdo sobre outras vitaminas.

Acesse o site da Encontre Beleza e receba agora dicas assertivas de produtos de beleza elaboradas especialmente para você. https://encontrebeleza.com/

(1) Comentário

  1. Adorei seu blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *