Corretivo: saiba como usá-lo

Corretivo: saiba como usá-lo

O corretivo é imprescindível em qualquer maquiagem que se preze.
É perfeitamente normal surgirem dúvidas sobre como usar o corretivo, afinal existem muitos tipos, cores e variações do produto.

Aqui você vai encontrar dicas fáceis e práticas para usar o corretivo com perfeição.

Tudo começa na escolha da cor

Textura em creme de corretivo
Textura em creme de corretivo

Se você aplicar um tom muito claro ou muito escuro vai anular a finalidade do produto, considerando que ele pode destacar ainda mais as áreas que você deseja esconder.

Para garantir a escolha perfeita, você precisará testá-lo na área onde quer aplicar e se ficar imperceptível é sinal de que escolheu o tom certo!

Tenha no mínimo dois tons.

Textura de corretivo nude
Textura de corretivo nude

Você também pode preferir ter uma tonalidade de corretivo para cobrir as espinhas e manchinhas da pele, e outro para as olheiras, caso deseje ter uma tonalidade mais clara na área inferior dos olhos.

Existem corretivos coloridos que produzem efeitos específicos, mas falaremos deles em outro post.

Agora vamos escolher o tipo de corretivo

Imagem com pinceis e diferentes tipos de corretivos: pó, creme, pó compacto e bastão.
Imagem com pinceis e diferentes tipos de corretivos: pó, creme, pó compacto e bastão.

Ao procurar por corretivos você encontrará vários tipos de produtos com formatos e texturas diferentes. Por causa disso, pode parecer um pouco confuso saber qual produto comprar.

Aqui vai uma lista dos modelos disponíveis no mercado para você conhecer e diminuir as chances de erro ao comprar.

Corretivo em bastão

Tem o formato similar ao batom e sua consistência mais firme oferece firmeza na aplicação e boa cobertura. Seu acabamento mais opaco é ideal para peles oleosas.

Corretivo líquido

Este produto pode fornecer cobertura leve a total. O efeito “matte” é perfeito para cobrir espinhas, podendo ser também usado como base para a sombra.

Corretivo cremoso

Vendido em embalagens pequenas ou paletas. Sua textura mais espessa proporciona uma cobertura incrível para pessoas com bastante manchas na pele. Portanto, você precisará esfumar bem e selar o produto para dar um bom acabamento.

Corretivo em pó

Geralmente vendido em estojinho, tem uma cobertura que vai de leve a média e é bastante utilizado como iluminador. Pode ser usado no rosto todo. No entanto, não é indicado para a pele oleosa, tampouco para cobrir espinhas, pois tende a piorar a acne e destacar as imperfeições da pele seca.

Como usar o corretivo

Existem algumas formas de usar o corretivo e isso vai depender também do tipo de produto que você escolheu comprar.

Para aquele dia em que você está atrasada e não tem muito tempo para a maquiagem, a dica é misturar a base e o corretivo líquido no dorso da mão e aplicar essa misturinha no rosto.

Mas se você está com tempo e quer impressionar na maquiagem, comece aplicando o corretivo na área das olheiras, logo abaixo do olho.

Se for em bastão, espalhe com a ajuda de um pincel ou os dedos, mas lembre-se que você deve deixar uma camada de produto para fazer a cobertura.

No caso dos corretivos líquidos, você deve aplicar com o próprio pincel do corretivo ou com um pincel de sua preferência, por exemplo. Com o auxilio de uma esponja de maquiagem, vá espalhando e esfumando o produto levemente para não remover o primer e a base.

Feito isso você vai para as áreas do rosto que quer cobrir, como: manchinhas, espinhas e vasinhos.

Agora você pode continuar o restante da maquiagem até finalizá-la com o corretivo iluminador, que é diferente do corretivo normal, pois sua textura leve serve apenas para fazer pontos de luz, iluminando as áreas altas do rosto.

Dica Encontre Beleza

Imagem de uma mulher com contornos de corretivo no rosto.

Para adicionar contorno ao rosto, tenha em mãos um corretivo dois tons mais claro que sua pele e um corretivo mais escuro.

Conforme imagem acima, aplique o corretivo claro na área das olheiras, da ponta do nariz até o inicio da testa, embaixo das sobrancelhas e no queixo. Essa aplicação dará luminosidade para seu rosto! E quanto ao corretivo mais escuro, você pode aplicar nas demais áreas fazendo demarcações, nas laterais do nariz, na região da bochecha, na testa e na região entre o pescoço e o rosto. Isso fará com que seu rosto fique mais afinado.

Por isso, não se esqueça de esfumar bem!

Descubra o produto certo para o seu tipo de pele

Saber e conhecer o seu tipo de pele é fundamental para ter resultados eficientes e consistentes com produtos cosméticos.

Por isso, a Encontre Beleza tem um quiz (desenvolvido por especialistas), que te ajudará a descobrir quais são os produtos adequados para você.

Clique aqui para fazer o quiz.

Gostou desse conteúdo? Veja também o conteúdo sobre Bases OIL-Free e OIL-Control e sua proteção contra os raios solares.