Água termal, água micelar e tônicos: conheça os benefícios

Água termal, água micelar e tônicos: conheça os benefícios

A água micelar, água termal e tônicos são águas de beleza, naturalmente enriquecidas com minerais e capazes de hidratar, acalmar e dar frescor à pele.

São indicadas para praticamente todos os tipos de pele, já que a maioria das fórmulas são isentas de álcool, corante e parabenos, além de serem uma ótima alternativa para as peles sensíveis.

Entretanto, a água micelar, água termal e tônicos possuem diferentes funções e conhecê-las será útil para você escolher o produto correto e ter os cuidados adequados com a sua pele.

Água termal

Mulher com um frasco borrifando água termal no rosto

A água termal é originária das estações termais da França e bastante famosa por ser mais mineralizada que a água comum. Como resultado, ela é perfeita para acalmar a pele sensível ou sensibilizada, refrescar e hidratar, além de ser usada para o tratamento de doenças como dermatite atópica e psoríase.

O dermocosmético também contribui para a reposição de sais minerais perdidos ao longo do dia. A sua fórmula é enriquecida de ferro, zinco, selênio, silício e minerais.

Também funciona como hidratante para os cabelos, ajudando no controle do frizz.

Todos os benefícios da água termal são criados por meio de um longo processo natural. A água penetra o solo, ultrapassa sua camada superficial e percorre por centenas de anos em meio às rochas, enriquecendo-se de minerais até chegar a uma profundidade de 160 metros para assim emergir na superfície sob a forma de fontes.

Dicas de uso da água termal
  • Você pode usar o borrifador do frasco a uma distância de aproximadamente 20 centímetros. Aplique pela manhã ou antes de dormir.
  • Aplique na preparação da pele para maquiagem, antes dos outros produtos, para aumentar a durabilidade.
  • Também pode usar para finalizar e dar um ‘glow’ na make pronta.
  • A água termal também é eficaz para acalmar a região pós-depilação.

Água micelar

Imagem de um frasco com água micelar e algodões do lado.

Este produto surgiu na França com o objetivo de poupar a pele do contato direto com a água da torneira que, em algumas pessoas, pode agravar problemas como rosácea, dermatite, além de provocar ressecamento na pele.

Por causa do seu composto de micelas, aglomerado de moléculas que absorvem até as partículas mais profundas, o produto remove as impurezas sem agredir a pele, além de equilibrar o pH cutâneo.

As fórmulas da água micelar são isentas de álcool, corante e podem ser usadas até por pessoas de pele mais sensível. Pode-se também encontrar versões com ingredientes específicos como por exemplo, para atender às necessidades das peles secas e oleosas.

A água micelar pode ser uma ótima opção quando se está em lugares em que não há água de qualidade à disposição ou durante os deslocamentos de viagem, além de ser excelente para remover a maquiagem.

Mas atenção! A água micelar não substitui o uso de produtos com outras funções como, sabonetes, tônicos, hidratantes e cremes anti-idade;

Dicas de uso da água Micelar:
  • A água micelar pode ser usada para remover a oleosidade do rosto antes de reaplicar o filtro solar;
  • Você pode aplicar o produto diretamente no rosto com as mãos ou um borrifador. Também pode molhar o algodão com a água micelar e passar suavemente na pele;
  • Observe o seu tipo de pele e como harmonizar o produto com os demais passos da sua rotina de cuidados com a pele.

Tônicos Faciais

Os tônicos são essenciais quando o assunto é cuidado com a pele. Eles ajudam a limpar e a reduzir a oleosidade. Além disso, são capazes de equilibrar o pH da região, por essa razão seu uso deve ser rotineiro.

Existem tônicos faciais específicos para cada tipo de pele. Por isso, na hora de escolher o produto ideal, descubra qual o seu tipo de pele e quais as necessidades dela para, depois, adquirir o seu.

A Encontre Beleza tem um quiz (desenvolvido por especialistas), que te ajudará a descobrir quais os produtos adequados para o seu tipo de pele.

Em conclusão, podemos dizer que existem tônicos tradicionais (indicado para pele sensível), os adstringentes (indicados para pele oleosa) e os tônicos enriquecidos para funções específicas que veremos a seguir.

Tipos de Tônicos

Pele oleosa, normal, acneica, sensíveis e maduras, cada uma delas precisa de ativos que respeite as características originais e trate da melhor maneira.

De maneira geral, um tônico com argila e zinco PCA é bastante eficaz para a a pele oleosa. Pois são substâncias específicas que absorvem e controlam a oleosidade.

Para peles acneicas, um tônico com Ácido Lactobiônico, HDA Complex e Niacinamida ajuda na ação secativa, controle do sebo e ação anti-inflamatória, acelerando o processo cicatrizante.

Nas pessoas de pele sensível, a alantoína é um ativo muito bom, pois recupera e ameniza os danos causados à pele.

Para quem procura um tônico com poder iluminador e antioxidante, a Vitamina C é o ativo do momento!

Veja também nosso conteúdo sobre O poder da vitamina C.

Dicas de uso do Tônico Facial
  • Com a pele limpa e seca, umedeça o algodão com o tônico facial e passe suavemente na pele.
  • O ideal é aplicá-lo antes de dormir ou usar a maquiagem.

Como você conferiu no blogpost apesar de a água micelar, a água termal e os tônicos serem indicados para todos os tipos de pele, elas possuem diferentes funções e é neste quesito que queremos que você preste atenção. Se você está se perguntando qual tipo de cuidado a sua pele está precisando e qual produto é o mais indicado para atingir resultados incríveis, a Encontre Beleza pode te ajudar. Respondendo ao nosso quiz, você recebe uma recomendação personalizada, com dicas de produtos que podem te ajudar a alcançar o resultado esperado. Acesse e confira na prática o resultado.

Beijos e até semana que vem! 😘