Como cuidar dos lábios no inverno

Como cuidar dos lábios no inverno

Manter o cuidado com os lábios é importante para evitar o aspecto de lábios rachados ou pior, aquelas feridas que incomodam, demoram para cicatrizar e ainda podem inflamar, trazendo outros problemas!

Quem nunca deu um sorriso e sentiu aquela fisgada de lábio rachando? É uma sensação horrível, não é?! Isso ocorre com mais intensidade nos períodos frios do ano, pois transpiramos menos.

Como você já deve saber, o suor que produzimos funciona como uma lubrificação natural do corpo que é acionada com o calor ou movimento. Na ausência dessas condições ficamos mais suscetíveis ao ressecamento.

O que podemos fazer para evitar o ressecamento dos lábios?

Imagem de uma mulher com os lábios descamando

Em primeiro lugar o cuidado com os lábios deve ser mantido durante o ano todo, não somente no inverno! Para que ao chegar à estação mais fria do ano, seus lábios não estejam em uma situação crítica. Além do fato de que, um lábio que é sempre hidratado facilita a aplicação de batons escuros que são mais difíceis de aplicar, por exemplo.

Para cuidar dos lábios no inverno, dê preferência aos hidratantes labiais ricos em vitaminas e antioxidantes, como hidratantes à base de vitamina E, pró-vitamina B5, manteigas de karité ou cacau.

Use um hidratante labial que contenha proteção solar, mesmo no inverno, durante à noite ou se for ficar em casa. Protetor solar é super importante!

Os chamados Lip-balm são excelentes para prevenir o ressecamento além de dar uma corzinha nos lábios. Você pode encontrar fórmulas bem interessantes com manteiga hidratante, óleos, oxidantes, vitamina E, colágeno e fator de proteção solar.

Entretanto, se quiser usar gloss ou batom, passe uma camada do hidratante labial antes. Isso garante que seus lábios recebam a proteção e hidratação necessárias para se manterem saudáveis.

O que podemos fazer para cuidar dos lábios já ressecados?

Mulher segurando um hidratante lábial próximo aos lábios

Nesse caso você deve optar por usar um hidratante labial que tenha propriedade restauradora e caprichar na aplicação!

Produtos com Zinco, Magnésio, Cobre e Manganês são indicados nessa situação, pois estes são elementos que ajudam no processo de cicatrização e reparação labial.

Por outro lado, se surgirem inflamações por decorrência dos lábios rachados, busque o atendimento de um dermatologista para obter o tratamento correto.

Lembre-se que os lábios estão em contato com tudo o que entra em nosso corpo. Se você utilizar produtos inadequados, vai ingerir substâncias que podem ser prejudiciais à saúde.

O que devemos evitar?

Mulher jovem, aplicando, bálsamo nos lábios

Evite passar a língua nos lábios, pois a nossa saliva é ácida e vai ressecar ainda mais os lábios ao invés de hidratar.

Cuidado ao esfoliar os lábios se a pele já estiver sensível, isso pode deixá-la ainda mais fina e suscetível às rachaduras.

Se a pele do lábio já estiver ressecada e sensível, evite os batons do tipo mate, pois eles deixam os lábios extremamente ressecados. Você também pode aplicar uma camada generosa do hidratante labial antes do batom, assim poderá usar seus batons preferidos sem prejudicar a hidratação dos lábios.

Agora você já sabe tudo sobre cuidar dos lábios no inverno! Acesse o site da Encontre Beleza, responda ao quiz e descubra os produtos certos para a sua pele.

Ah! Não esqueça de conferir nosso artigo sobre Todo o poder do gloss! 😉

Beijos e até a próxima! 😘