Os benefícios da esfoliação corporal

Os benefícios da esfoliação corporal.

Hidratar o corpo é uma ação comum e bem incorporada aos hábitos de cuidados com a pele. Entretanto, o que muita gente ainda não sabe é que precisamos preparar a pele para receber a hidratação, a fim de que o produto realmente penetre na pele e produza o efeito esperado.

É nessa etapa que entram os benefícios da esfoliação corporal!

Vamos voltar lá para a 5º série e lembrar que a pele é o maior órgão do corpo humano e como tudo no nosso corpo, sua função está interligada com os demais órgãos e sistemas.

A pele também tem uma enorme capacidade regenerativa, por essa razão ela consegue nos proteger da ação do vento, do sol e da poluição.

Conhecendo os benefícios

Terapeuta de spa, aplicando esfoliante de massagem em uma jovem deitada em um spa

Em primeiro lugar, só o que precisamos fazer é esfoliar o corpo para remover essa camada superficial de células mortas e assim desobstruir os poros.  Em virtude disso, a pele poderá absorver com mais eficiência o tratamento que quisermos aplicar.

Com o tempo e aplicação correta, a esfoliação corporal vai melhorar visivelmente a textura da pele, deixando-a macia e com um tom mais uniforme. Além disso, podemos prevenir o envelhecimento, pois ela estará sempre sendo renovada e células novas possuem mais colágeno.

A circulação sanguínea também é um dos grandes benefícios da esfoliação corporal, pois os movimentos circulares ativam os vasos sanguíneos prevenindo o surgimento de varizes.

Outro benefício é a diminuição da incidência de cravos e espinhas, uma vez que os poros são desobstruídos e hidratados corretamente.

Lembre-se

Da mesma forma que a hidratação penetra melhor após a esfoliação, os poluentes também e isso pode causar inflamações em acnes já existentes, aumento de cravos, irritações e os temidos pelos encravados. Ou seja, uma pele que acabou de ser esfoliada deve vir acompanhada sempre de algum hidratante para fechar os poros. Procure não deixar a pele sem proteção.

Como fazer a esfoliação corporal

Mulher deitada passando esfoliante na pele da perna

O banho é o momento mais adequado. Após o banho e ainda com o corpo úmido, aplique o esfoliante com movimentos circulares começando pelos pés e pernas até o rosto. Iniciar de baixo para cima ajuda a circulação sanguínea.

Dê atenção especial a sola dos pés e calcanhares, pois o ato de pisar faz com que a pele dessa região seja mais espessa. Removendo as células mortas manterá seus pés macios, evitando o aspecto de pele rachada e até o mal cheiro.

Você pode preferir utilizar um esfoliante específico para o rosto. Nesse caso, faça o procedimento com o esfoliante corporal apenas até o pescoço e proceda normalmente com sua rotina de cuidados com o rosto.

Por fim, enxague o corpo com água morna, seque suavemente com a toalha e aplique o hidratante corporal.

Você verá a diferença já após a primeira esfoliação.

Quando fazer a esfoliação?

Mulher aplicando esfoliante no braço esquerdo

Podemos dizer que o período recomendado é de, pelo menos, 1 vez por semana. Mas você precisa observar o comportamento da sua pele, pois o excesso de esfoliação tende a deixar a pele mais fina e propicia a mais problemas do que benefícios.

Em peles sensíveis é melhor considerar um espaçamento maior. Em peles maduras pode-se considerar a esfoliação duas vezes por semana, para que as novas células com mais colágeno apareçam e a pele possa ter mais viço e elasticidade.

São muitos os benefícios da esfoliação corporal e o bom senso deve guiar suas ações, lembrando que cada pele é diferente. Portanto, observe como a sua pele se comporta com a esfoliação e assim você descobrirá a periodicidade mais adequada.

Em nosso artigo sobre cuidados com a pele dia e noite, você terá uma visão ainda mais completa sobre esse assunto tão importante para a nossa saúde corporal.

Dica Encontre Beleza

Mulheres que fazem qualquer tipo de depilação tendem a ter pelos encravados, porém a probabilidade aumenta para as que depilam com cera. Por esse motivo, a esfoliação semanal é imprescindível, facilitando a retirada dos pelos que ficam mais finos e até diminuindo a dor.

Manter uma rotina de cuidados com toda a pele é extremamente importante. No entanto, a dúvida que fica é: quais são os produtos indicados para o seu tipo de pele para manter esse cuidado? A Encontre Beleza pode te ajudar com esse processo de forma muito prática, basta você acessar o nosso site e responder ao nosso quiz, dessa forma, te enviaremos uma recomendação personalizada de produtos que combinem com o seu tipo de pele. Assim, além dos benefícios da esfoliação, você agregará à sua rotina de cuidados produtos que realmente farão bem à sua pele.