Shampoo Detox: o que é? Quando usar?

Shampoo Detox: o que é? Quando usar?

Assim como o conhecido suco detox, o shampoo detox tem exatamente a mesma função: desintoxicar, purificar, limpar e livrar o seu cabelo de todos os resíduos e toxinas prejudiciais.

Detox significa desintoxicar em inglês. Assim, temos uma série de produtos com esse termo para designar os produtos com propriedades que atuam na função de desintoxicar.

Sabemos que a função de qualquer shampoo é limpar o cabelo, porém, as composições mais comuns não permitem a remoção profunda dos resíduos deixados por: cremes para pentear, leave-in, gel, mousse, reparador de pontas e uma série de produtos que aplicamos no cabelo.

Shampoo detox e shampoo antirresíduos não são a mesma coisa!

Embora os objetivos desses dois tipos de shampoos sejam os mesmos, proporcionar a limpeza profunda do cabelo, a grande diferença está na composição.

O shampoo antirresíduo possui composição química mais robusta. É um produto de limpeza profunda, com pH alcalino e ativos em sua composição capazes de abrir a cutícula do fio, conseguindo limpá-los com muita eficiência.

Entretanto, a periodicidade de aplicação precisa ser observada, pois o uso constante dos shampoos antirresíduos pode causar ressecamento. O cabelo pode ficar opaco e sem maleabilidade, além de remover parcialmente e diminuir o efeito das tinturas e progressivas.

Benefícios do shampoo detox

Menina, soprando bolhas de sabão, tomando banho e se divertindo

O shampoo detox retira os resíduos mais resistentes de produtos químicos. Equilibra a produção exagerada das glândulas do couro cabeludo e remove o sal e o cloro que resseca os fios, devolvendo o equilíbrio natural do cabelo.

Também possui elementos que:

  • removem as células mortas da região
  • ajudam a diminuir a produção da bactéria que causa a caspa
  • aumentam a oxigenação do couro cabeludo
  • preparam o cabelo para tratamentos de hidratação e nutrição
  • estimulam o crescimento de fios fortes e saudáveis

Tudo isso, além da função descrita no seu nome que é a de desintoxicar, fazendo uma limpeza profunda que garante cabelos soltos e brilhosos.

Quando usar o shampoo detox

mulher tomando banho lavando o cabelo

Isso vai depender do tipo do seu cabelo e da quantidade de químicas e produtos que você utiliza com frequência. O indicado por especialistas é aplicar a cada 15 ou 30 dias, porém, se seu cabelo é oleoso, pode experimentar a aplicação semanal e ver como seus fios se comportam.

Se você faz uso constante de gel, mousse, fixador de cachos e outros produtos de finalização, também pode preferir a utilização mais frequente, justamente para remover os resíduos desses produtos.

Mas sempre observe como seu cabelo está e se realmente há necessidade de lavar com o shampoo detox naquele dia ou esperar mais alguns dias.

Para cabelos secos e danificados é preciso cautela, pois a utilização do shampoo Detox pode ressecar ainda mais.

Cuidados pós shampoo detox

Após a limpeza profunda que o shampoo detox promove nos seus cabelos, é aconselhável utilizar produtos que reponham nutrientes importantes para a saúde do cabelo, fortalecendo e renovando o brilho natural.

Você pode utilizar uma máscara detox que possui a propriedade de repor as proteínas, aminoácidos, vitaminas e água dos fios. Feito isso, finalize com o seu condicionador habitual e lembre-se: enquanto o shampoo detox tem a função de abrir as cutículas, o condicionador existe para selar.

Portanto, nunca altere a ordem dos produtos que deve ser: shampoo Detox + Máscara capilar + Condicionador.

Encontre Beleza

Agora você já sabe o que é e quando usar o shampoo Detox! Acesse o site da Encontre Beleza, responda ao quiz e descubra os produtos certos para a sua pele e cabelo!