Axilas escuras: como tratar e evitar

Axilas escuras: como tratar e evitar

Axila escura é um dos problemas que realmente incomoda a gente! A notícia boa é que isso pode ser resolvido e evitado!

Hipercromia pós-inflamatória é o nome dessa alteração de cor na pele, causada por um processo inflamatório. Mas não se assuste com o nome! Continue lendo e você vai entender o que é isso e como resolver.

O escurecimento da pele é um tipo de processo inflamatório motivado por algum trauma ou impacto, geralmente causado pela utilização de alguns produtos ou hábitos inadequados.

O atrito pode deixar as axilas escuras

Mulher asiática com os braços levantados mostrando as axilas escuras

Movimentamos os braços o tempo todo e a região da axila pode sofrer com o atrito provocado por essa movimentação, principalmente para pessoas com sobrepeso.

O uso de blusas apertadas também provoca a irritação da pele por causa do atrito entre o tecido e a axila. A pele dessa região fica irritada e consequentemente escurecida. Portanto, trata-se de uma inflamação superficial. Isso pode ser evitado com o uso de hidratantes nessa área.

Desodorantes com álcool podem escurecer as axilas

Mulher enrolada na  toalha de banho e aplicando desodorante em pé no banheiro

O desodorante é um item indispensável no nosso dia a dia, porém as formulações que possuem álcool podem trazer alguns problemas como o escurecimento das axilas. Isso porque o álcool tem a propriedade de aquecer. Quando aplicamos um desodorante com álcool na axila, que é super sensível, podemos provocar uma espécie de queimadura nessa região.

Para evitar este problema basta utilizar desodorantes que não contenham álcool. Procure hidratar bem a região caso você esteja utilizando desodorantes com álcool em sua composição.

Não secar bem as axilas após o banho

Aí está uma região frequentemente esquecida! Axilas, o vão dos dedos dos pés e atrás da orelha são três pontos importantes que geralmente sofrem pelo nosso esquecimento.

Quando não secamos adequadamente, permitimos a proliferação de fungos que podem, no caso das axilas, irritar a pele e provocar o escurecimento, além de mau cheiro.

Para evitar isso, precisamos incluir nossas amigas axilas na hora de secar o corpo e um bom truque da época da vovó é utilizar o talco! Ele ajuda a manter essa área mais sequinha e cheirosa.

Depilação inadequada pode deixar as axilas escuras

Mulher negra passando aparelho de barbear nas axilas

A depilação é, segundo alguns dermatologistas, uma forma de agressão à pele, porém necessária no mundo moderno.

Podemos nos depilar sim, mas temos que ter a consciência de que, ao fazer isso, estamos submetendo a pele a um tipo de agressão, seja pelo atrito da lâmina ou pelo calor da cera.

Como as duas soluções de depilação podem prejudicar a pele, evite então utilizar lâminas de barbear e dê preferência para a depilação com cera ou a laser. Aqui cabe mencionar que um profissional especializado saberá fazer o procedimento corretamente. E a nós, seguirmos as orientações dadas por eles. Isso ajudará a reduzir os riscos de escurecimento da região.

Dicas para clarear as manchas nas axilas

Além dos cuidados mencionados para evitar o escurecimento das axilas, podemos utilizar desde produtos clareadores até à realização de peelings e lasers para clarear a pigmentação da região.

Alguns ativos indicados para tratar o escurecimento das axilas são a hidroquinona, alfa hidroxiácidos, ácido kojico e produtos com vitamina C, que também possuem ação clareadora.

Buscar a ajuda de um dermatologista é fundamental!

Existem várias opções de clareamento e tratamento, mas tudo depende do grau de hiperpigmentação, da cor da pele, do tempo das manchas e da causa.

Portanto, consulte um dermatologista pois ele saberá identificar a causa e indicar o tratamento correto.

Encontre Beleza

Agora que você conferiu algumas causas que levam ao escurecimento da pele das áxilas bem como os produtos que podem ocasionar essa inflamação cutânea. Está na hora de colocar em uso os produtos que previnem e clareiam as áxilas, não é mesmo? 

Mas, se a sua dúvida é qual produto você deve usar, não se preocupe, a Encontre Beleza te ajuda! Responda o nosso quiz que está disponível em nosso site e receba uma recomendação personalizada de quais são os produtos mais indicados para você usar.