O que é sugaring?

O que é sugaring?

A depilação está longe de ser a mais agradável das práticas de beleza. Muito embora seja uma necessidade antiga, pouco evoluiu no quesito “nível de dor”. Hoje, iremos conhecer uma técnica muito utilizada no Antigo Egito e em países Orientais: O sugaring!

A ideia principal da depilação é sempre a mesma, remover os pelos da maneira menos agressiva e dolorida possível e que demore muito mais para crescer de novo! É nesse contexto que o sugaring se torna uma boa opção.

Como funciona depilação feita com açúcar?

Imagem de uma mulher com luvas na cor roda, segurando um palito uma uma mistura de açúcar, limão e água (formando o sugaring).
Pasta feita de açúcar, limão e água quente

Uma das grandes vantagens desse método é que você pode preparar e fazer em casa. Mas saiba que algumas clínicas também oferecem esse tipo de atendimento.

Em primeiro lugar, ao contrário da cera comum essa fórmula é à base de açúcar, por isso, não precisa ser reaquecida. Outra vantagem é não precisar usar mais nada além da bola de açúcar derretida, que deve ser rolada continuamente sobre a pele. Isso faz com que a mistura grude apenas nos pelos, evitando agredir a pele no momento de puxar, como acontece com o método comum de depilação a cera.

Tamanho dos pelos

Para ter mais sucesso, esse método requer um tamanho específico de pelos! Recomenda-se fazer o sugaring entre 5 e 7 dias de crescimento dos pelos após o uso da lâmina. Se a sua última depilação foi com cera, você deve esperar um pouco mais, pois o sugaring precisa aderir ao pelo e se este ainda estiver curtinho, ele não terá base suficiente para ser puxado.

Método de depilação menos agressivo à pele

Com o sugaring você vai sentir apenas os pelos sendo removidos. Pode ser uma sensação menos dolorida que a cera quente na pele.

O puxão que precisa ser feito para remover os pelos com a cera quente, também acaba por agredir a camada superficial da pele.

No entanto, com o método sugaring não é preciso se preocupar com cicatrizes ou possíveis queimaduras, já que a pasta de açúcar “não deve ser aplicada quente” e vai aderir apenas nos pelos.

Esse método pode até funcionar como uma esfoliação, deixando a pele lisinha e macia ao mesmo tempo. Sem contar que é uma misturinha com ingredientes naturais!

Como preparar o Sugaring?

Imagem de uma mistura de açúcar para realizar depilação na pele
Imagem de uma mistura de açúcar para realizar depilação na pele

Os únicos ingredientes necessários para o sugaring são:

  • Duas xícaras de açúcar branco (refinado)
  • ¼ de xícara de suco de limão
  • ¼ de xícara de água

Para preparar a mistura:

Use uma panela alta para evitar que a mistura derrame. Coloque as duas xícaras de açúcar e adicione ¼ de xícara de suco de limão e ¼ de xícara de água.

Não saia de perto da panela pois o açúcar pode queimar rapidinho. Fique de olho! Mexa os ingredientes sem parar até que comece a ferver. A ideia é fazer o açúcar caramelizar, então continue mexendo.

Quando começar a borbulhar, a pasta deve estar praticamente pronta, mas deixe os ingredientes ferverem até atingirem a cor dourada, que é sinal de que a mistura está pronta. Então, desligue o fogo e continue mexendo até parar de borbulhar.

Deixe esfriar para aplicar na pele.

Encontre Beleza

Como remover os pelos com a “sugar-paste” (pasta de açúcar)?

Mulher aplicando uma mistura de açúcar, limão e água, como forma para depilação das pernas
Método sugaring

Após ter sua mistura pronta, espere esfriar até atingir uma temperatura morna o suficiente para colocar na pele sem queimar, nem causar desconforto.

Aplique a pasta açúcar pela pele, lembrando que a direção correta para remoção do pelo é no sentido que ele cresce. Então, faça movimentos neste sentido.

Com o tempo você vai pegar o jeito!

Agora que você sabe mais sobre o método sugaring, não deixe de ver nosso conteúdo sobre: Os benefícios da esfoliação corporal.

Beijinhos e até a próxima semana. 😚