Frizz. Como acabar?

Como acabar com o Frizz

Frizz! Olhar no espelho e perceber o cabelo frisado ninguém merece! Então vamos acabar com o frizz de uma vez por todas!

O frizz é um fenômeno estático que acontece o tempo todo, porém é mais perceptível nos cabelos ressecados, uma vez que estão leves pela falta de água.

Os cabelos crespos sofrem mais com o frizz pois são naturalmente mais ressecados. Entretanto, quem tem cabelo liso e faz uso de químicas e chapinha com frequência, sofrerá pela mesma razão: cabelos ressecados.

Razões para o frizz acontecer

Mulher loira com cara de decepção e cabelos com bastante friiz

O frizz ocorre por diversas razões:

Excesso de lavagem – pode-se lavar o cabelo todos os dias, mas ao contrário do que muitos pensam, a oleosidade que o couro cabeludo produz é importante para a saúde dos fios.

Umidade – O clima também interfere, pois quando a umidade do ar aumenta os cabelos se tornam ainda mais elétricos e se estiverem ressecados vão arrepiar ainda mais.

Secador e chapinha – O calor do secador e principalmente da chapinha desgasta a cutícula, desidratando os fios, o que propicia o temido frizz.

Químicas – A cutícula capilar fica fragilizada quando em contato com a química, surgindo o frizz. Com o tempo, o cabelo perde queratina e quebra com facilidade, piorando a aparência. Por isso, cabelos com química precisam de cuidados específicos.

Como acabar com o frizz

Mulher com cabelo cheio de friiz

Como você pode ver, o ponto em comum dentre todas as razões mencionadas acima é o ressecamento dos fios. Portanto, manter o cabelo hidratado é fundamental para pôr um fim nesse frisado!

Claro que existem várias maneiras de fazer isso e vamos ver cada uma delas agora.

Evitando o frizz com a lavagem adequada

Evite lavar o cabelo todos os dias, a menos que seu cabelo seja muito oleoso, porém nesse caso seu problema com frizz deve ser pequeno.

Ao lavar os cabelos, use água fria ou morna quase fria.

Evite os shampoos que possuam sulfato em sua fórmula. Esse composto é responsável pela limpeza, mas resseca os fios, provocando, entre muitos efeitos, o frizz.

Após a lavagem, evite esfregar a toalha no cabelo pois o frizz é um fenômeno estático, quanto mais fricção, maiores as chances dele acontecer.

Conheça a técnica Co-Wash

Essa técnica consiste em lavar os cabelos apenas com condicionador. No caso de cabelos muito ressecados, essa técnica pode ajudar a diminuir o frisado.

Você deve lavar com água morna e massagear para que o excesso de oleosidade saia apenas com a água. Depois deve enrolar a toalha na cabeça, como se tivesse acabado o procedimento. Na verdade, você quer apenas retirar o excesso de água para então aplicar o condicionador.

Aplique o condicionador a partir da raiz até as pontas, massageando o couro cabeludo para ativar a circulação e limpar bem. Remova com água morna, sem deixar resíduos, e prontinho!

Hidratação

Procure hidratar os cabelos semanalmente, pois o frizz só aparece quando o cabelo está com falta de óleos, água ou até queratina. A hidratação vai ajudar a repor a água e todos esses nutrientes que o cabelo precisa.

Aplique sempre um creme termo ativo para usar o secador ou a chapinha e nunca use a chapinha nos cabelos molhados.

Outra maneira de controlar os cabelos arrepiados é investir em produtos que tenham ação disciplinante e hidratante. Esses cremes são perfeitos, principalmente para quem tem cabelo crespo e volumoso, pois tratam o ressecamento e reparam os danos na fibra. Isso vai impedir a formação do frizz.

Quando fizer hidratação em casa, acrescente um óleo vegetal no seu creme. Esses óleos ajudam na hidratação, nutrição e fortalecimento dos fios. O óleo de coco é campeão no quesito hidratação. Os óleos de abacate, gérmen de trigo, rícino e amêndoas também são fantásticos.

Encontre Beleza

O remédio para acabar com o frizz é hidratação, hidratação e hidratação!

Veja também nosso blog sobre Chapinha: 4 erros comuns ao usar.

(1) Comentário

  1. […] Não deixe de ver nosso conteúdo sobre Frizz! Como acabar. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *