Cronograma capilar: hidratação, reconstrução e nutrição

Cronograma capilar: hidratação, reconstrução e nutrição

Cabelo bonito é resultado de cuidado! Por isso, no blog de hoje iremos te ajudar a entender e criar seu cronograma capilar de cuidados com o cabelo.

Nosso cabelo é composto de queratina, hidrogênio e proteínas derivadas que vão se desgastando com o tempo. Além do desgaste natural temos: a ação do sol, chuva, vento, chapinha, secador, ou seja, o nosso cabelo enfrenta constantemente uma luta para se manter firme!

O que nós precisamos fazer é repor os nutrientes que o cabelo perde, por consequência das ações que mencionamos anteriormente, e protegê-los para evitar que eles desidratem rapidamente.

Para isso, existem 3 etapas: hidratação, reconstrução e nutrição

Encontre Beleza

O que é um cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma agenda de cuidados com o cabelo que ajuda a mantê-los saudáveis e nutridos. Aqui nós vamos mostrar como montar o cronograma para um cabelo saudável e para um cabelo danificado. Seguindo essa ideia ficará mais fácil para você entender e montar o seu.

Um bom cronograma capilar parte da situação atual do seu cabelo, pois cada caso pode exigir etapas diferentes. Em termos gerais podemos dizer que:

  • Opacos e ressecados precisam de hidratação
  • Porosos precisam de nutrição
  • Quebradiços e elásticos precisam de reconstrução

Nutrição

A nutrição protege o cabelo das agressões diárias que causam o ressecamento, frizz e o enfraquecimento da fibra capilar. É chamado de nutrição porque os produtos aplicados nessa etapa tem a finalidade de nutrir a camada lipídica que o cabelo possui com a oleosidade natural.

Hidratação

A hidratação é responsável por cabelos macios, com balanço e com a elasticidade na medida certa. A parte interna, chamada de córtex capilar, é a grande responsável pela resistência dos fios. A quantidade de água presente nele é que garante a flexibilidade contra a quebra, produzindo a sensação de maciez que sentimos ao mexer no cabelo.

Reconstrução

Esse é o salva-vidas dos fios quebradiços e afinados por conta de processos químicos como: alisamentos, colorações e descolorações, bem como o uso frequente de secador e chapinha. A reconstrução capilar devolve a força contra a quebra e torna o cabelo mais encorpado, pois esse processo é responsável pela reposição de proteínas.

Montando o seu cronograma capilar

Você deve seguir as 3 etapas (hidratação, nutrição e reconstrução) dentro do mês.

O espaçamento entre as aplicações deve ser de dois dias, para que os fios tenham tempo de absorver os produtos aplicados em cada etapa.

Nesse exemplo, vamos considerar que você lave o cabelo 3 vezes por semana.

Cronograma para cabelos saudáveis:

Você vai montar de tal forma que, dentro de cada mês você faça 1 aplicação de reconstrução, 4 aplicações de nutrição e o restante das aplicações serão de hidratação.

Cronograma para cabelos danificados

Nesse caso, você deve fazer a etapa de reconstrução duas vezes no mês, sendo assim seu cronograma capilar será:

Prontinho! Agora você já sabe como montar um cronograma capilar!

Confira nosso conteúdo sobre Shampoo Detox: o que é? Quando usar? e veja como cuidar ainda mais do seu cabelo.

(1) Comentário

  1. […] Em primeiro lugar, o cabelo branco tende a ser mais rígido e poroso. Portanto, é fundamental repor constantemente a massa capilar. Outra dica é você criar um cronograma capilar para deixar os cuidados e hidratações em dia. Clique aqui e aprenda como criar seu cronograma capilar. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *