Co-Wash. Lave o cabelo sem shampoo

Co-wash é uma técnica de lavagem sem a utilização de shampoo. É bastante usada por quem tem cabelos secos, onde o sebo produzido no couro cabeludo não consegue atingir as pontas do cabelo.

Os sulfatos, agentes responsáveis pela limpeza e pela espuma, são encontrados na grande maioria dos shampoos. No entanto, além de tirar a sujeira dos fios, tiram também os óleos naturais e os lipídios do cabelo, prejudicando a hidratação natural.

Foi em função desses danos que surgiram técnicas como o co-wash, com produtos que não contêm elementos indesejados como os sulfatos, óleos minerais, vaselina, parafina líquida ou silicones insolúveis. Portanto, se seu cabelo está muito ressecado ou danificado por processos químicos, vale tentar essa técnica que promete recuperar a vitalidade e saúde do cabelo!

Mulher de cabelo preto, lavando o cabelo e fazendo espuma. Co-wash

Ideal para cabelos ressecados e enrolados

É especialmente indicado para cabelos quimicamente tratados, com mechas, luzes, cabelos ressecados, cacheados e crespos. Evite fazer em cabelos oleosos.

Quem tem cabelos crespos e cacheados já possui a proteção natural reduzida, pois o sebo produzido no couro cabeludo tem dificuldade para atingir as pontas dos cabelos enrolados, principalmente se forem longos. Por isso, essa técnica vem ganhando corações mundo afora, onde consumidoras atestam ter o cabelo mais macio, hidratado e com menos frizz, graças ao Co-Wash.

Para quem tem cabelo tingido e lava todos os dias, é interessante intercalar a técnica com a lavagem usando shampoo. Assim, a pigmentação dura mais tempo.

Qualquer condicionador serve para essa técnica?

Absolutamente não!
Existem condicionadores específicos para que você possa aplicar sem shampoo e obter o resultado esperado.

O que você precisa entender é que os petrolatos, parafinas e silicones blindam os fios, formando uma película que impede a perda de nutrientes. Da mesma forma, bloqueiam a entrada dos nutrientes presentes nos tratamentos, impedindo que tenham a melhor eficácia, pois não conseguem penetrar na cutícula.

Por isso, use sempre condicionadores adequados à essa técnica.

Mulher negra lavando o cabelo no banheiro em sua casa com a técnica co-wash

Co-wash passo a passo

  • Molhe os cabelos com água morna.
  • Massageie por alguns minutos para desprender a gordura do couro cabeludo.
  • Retire o excesso de água com uma toalha para que o condicionador possa penetrar no fio.
  • Aplique o condicionador na raiz e em todo o comprimento até as pontas.
  • Massageie bem o couro cabeludo. Isso ativa a circulação e promove maior limpeza.
  • Massageie as mechas do cabelo, de cima para baixo.
  • Enxague bem, retirando todo excesso de condicionador dos cabelos.
  • Se preferir, aplique outro condicionador mais concentrado nas pontas e enxague.

Potencialize com óleos essenciais

Você pode acrescentar óleos essenciais ao condicionador para fazer a lavagem. Isso pode trazer maior sensação de limpeza e frescor. Apenas 3 gotinhas na mão, junto com o condicionador e pronto!

Alguns óleos apropriados são: copaíba, tea tree, cedro, laranja, limão ou lavanda.

Tempo para aplicação

Depende da adaptação pois, no início, o cabelo pode parecer estranho após as primeiras lavagens. Alguns relatos apresentam coceira e aumento da oleosidade, mas apenas na fase de adaptação.

Lembre-se que os shampoos tradicionais “mascaram” o cabelo. Portanto, dê um tempinho para que ele perca essa película criada pelos sulfatos e possa mostrar sua verdadeira identidade!

Uma opção para iniciantes é fazer o co-wash apenas uma vez na semana e observar o comportamento dos fios para então, intercalar as lavagens entre co-wash e shampoo, até encontrar a melhor frequência para você.

Encontre Beleza

Acesse o site da Encontre Beleza, responda ao quiz e veja os produtos que são recomendados para seu tipo de cabelo, pele e maquiagem.

Não deixe de ver nosso conteúdo sobre Frizz! Como acabar.