Cabelos grisalhos: 8 dicas de como cuidar

Cabelo grisalho! Cada vez mais os fios brancos vêm ganhando espaço e se tornando estilo entre homens e mulheres. Aderir ao cabelo grisalho já não é mais tabu e sim sinal de segurança e atitude!

Por isso, nossa dica de hoje é como cuidar dos cabelos grisalhos e deixá-los sempre lindos. Confira!

Por que os fios de cabelo ficam brancos?

Ao contrário do que pensamos, os fios já nascem sem cor. Ou seja, a cor é determinada pela melanina. A melanina é fabricada pelos melanócitos e quando há falhas nessa fabricação o fio deixa de receber melanina e perde a cor.

O envelhecimento atinge os vasos capilares que deixam de levar o sangue com os nutrientes necessários para a produção da melanina até a derme. É por isso que a quantidade de fios brancos aumenta com o passar dos anos. Fatores como estresse, poluição e má alimentação, por exemplo, também contribuem para aparição dos cabelos brancos.

Como cuidar do cabelo grisalho?

Mulher oriental com cabelos grisalhos

Com menor quantidade de melanina, o cabelo também fica mais ressecado e fragilizado. Para ter fios saudáveis é preciso tomar alguns cuidados essenciais para fortalecê-lo e evitar o seu ressecamento.

Intensifique a hidratação

Em primeiro lugar, o cabelo branco tende a ser mais rígido e poroso. Portanto, é fundamental repor constantemente a massa capilar. Outra dica é você criar um cronograma capilar para deixar os cuidados e hidratações em dia. Clique aqui e aprenda como criar seu cronograma capilar.

Utilize shampoo roxo

Fios brancos e grisalhos vão amarelando com o tempo, então, use shampoo desamarelador.  A cor roxa é a oposta da amarela, por isso neutraliza a tonalidade. Utilize sempre produtos específicos para cabelos grisalhos.

Não arranque os fios brancos

Não há porque arrancar o fio grisalho, então não faça isso, tá bem? Arrancá-los, em determinados casos, pode levar a uma inflamação na raiz do cabelo e danos ao folículo, o que pode tornar o fio ainda mais fino. 

Proteja os fios do sol

Os raios solares podem deixar a saúde dos fios ainda mais fragilizada e potencializar o efeito amarelado do cabelo branco e grisalho. Com isso, é importante utilizar produtos capilares com FPS, além de chapéus para casos em que for passar mais tempo exposta ao sol.

Não utilize secador, babyliss ou chapinha com frequência

O calor excessivo desses acessórios pode causar a quebra dos fios. Por isso, evite-os quando possível. Quando for utilizar, aplique sempre um protetor térmico antes. Você pode escolher um leave-in que também seja protetor térmico, assim o produto vai proteger seus fios do calor, além de ajudar na diminuição do frizz.

Faça umectação capilar

A umectação irá ajudar na reposição de lipídios dos cabelos grisalhos. Para isso, óleos vegetais, como argan, rícino e óleo de coco podem ser boas opções. Consulte sempre seu dermatologista.

Encontre Beleza

Recapitulando as informações do blogpost, é importante frisarmos a necessidade de cuidar dos cabelos grisalhos para promover o fortalecimento dos fios e evitar o ressecamento. Mas, você saber quais são os produtos ideais para dispensar os cuidados corretos no dia a dia? Com tantas opções no mercado fica difícil de escolher apenas um, mas, a Encontre Beleza pode te ajudar. Para isso, basta acessar o nosso quiz, ele te dará acesso a uma recomendação de produtos ideais para cuidar dos seus cabelos grisalhos.