Maskne – entenda o que é e como evitar

Maskne – entenda o que é e como evitar

Maskne, você sabe o que é? Com a quarentena vieram várias mudanças de hábitos e alimentação. Sabemos que a alimentação incorreta, por exemplo, geralmente é o causadora do aparecimento de cravos e espinhas na pele. Com a pandemia e proteção contra o novo coronavírus, o uso de máscara de proteção se tornou essencial para a segurança de quem precisa sair de casa.

É aí onde devemos redobrar a atenção e cuidados com a pele para evitar a “maskne”.

O que é maskne?

Mulher asiática segurando com a mão direita a máscara de proteção e mostrando a acne causada pela máscara a maskne.

Ao falarmos desse termo, pode até parecer coisa do momento, mas maskne nada mais é do que acne mecânica. Esse termo não era tão conhecido porque a utilização da máscara era exclusiva de profissionais da saúde e por tempo limitado.

A maskne não surge por questões hormonais e sim por causadores externos. Geralmente aparece na região do queixo, mandíbula, malar e região superior da maçã do rosto, por causa do atrito que a máscara faz na pele. Além do atrito, aquele ar quente de quando você fala e respira acaba criando um ambiente úmido e fazendo com que o sebo da sua pele aumente. Com isso, além de irritar a pele por causa do contato direto, ela ajuda no aumento da umidade e oleosidade na região.

O que se pode fazer para evitar?

Mulher dentro de um carro mostrando a acne causada pelo uso da máscara de proteção contra o coronavírus
  • Usar protetor solar, evitar maquiagem e hidratar a pele, são boas maneiras para evitar a maskne.
  • Pessoas com tendência a acne devem redobrar a atenção e utilizar produtos adequados para seu tipo de pele.
  • O material da máscara também influencia. Escolha as máscaras que são feitas de algodão, pois “permitem” que a pele respire.
  • Troque sua máscara a cada duas horas ou quando estiver úmida
  • Lave bem sua máscara. Ao lavar a máscara, previra detergente neutro ou sabão de coco e deixe secar bem!
  • Não use a máscara de proteção muito apertada no rosto, use de maneira com que fique justa e cubra o queixo, boca e nariz.

Não podemos deixar de ressaltar que o uso da máscara de proteção é essencial para sua segurança. Portanto, se notar o aparecimento de acne na pele, procure um dermatologista. É esse profissional quem vai orientar o melhor tratamento para seu tipo de pele.

Encontre Beleza

Veja mais sobre os benefícios de uma limpeza de pele profissional.