Hidratação: importante para a saúde dos cabelos

Hidratação: qual a importância para a saúde dos cabelos?

Hidratação! Você é daquelas que se preocupa com seus cabelos? Mas você sabe como hidratar seus fios? Caso não saiba, a Encontre Beleza está aqui para te ajudar e te passar várias dicas para deixar sua hidratação feita em casa, com resultado de salão!

O que é hidratação?

Mulher no banheiro aplicando creme hidratante branco nos fios de cabelo

A hidratação capilar tem como missão repor a umidade, nutrientes e a queratina perdida dos cabelos. Embora pareça um tratamento simples e que pode ser feito em casa, uma boa hidratação possui algumas técnicas para que o resultado seja realmente de salão.

Sem esse cuidado, nossos cabelos ficariam secos e sem vida pois nossos fios estão constantemente expostos ao uso do secador/chapinha, química, poluição e a radiação solar.

Quais benefícios traz para o cabelo?

mulher branca e loira fazendo o sinal de positivo, pois seus cabelos estão hidratados

A hidratação tem vários benefícios, dentre eles estão: acabar com o frizz, evitar pontas duplas, repor a umidade, dar brilho aos fios e tratar o cabelo danificado pela química. A hidratação pode ser aplicada em todos os tipos de cabelo, desde que você use os produtos adequados para você.

**Atenção** nunca aplique a máscara de hidratação na raiz. Pois, aplicar cremes na raiz, pode aumentar a oleosidade dos seus fios e provocar o acúmulo de produto no couro cabeludo, gerando a temida caspa.

Hidratação profunda: dica de como fazer em casa.

A hidratação profunda é a mais eficiente. No entanto, para que o resultado seja satisfatório, é necessário usar produtos de qualidade!

Modo de fazer

Em primeiro lugar, você deve limpar bem os cabelos com shampoo anti-resíduos. É nessa hora que as escamas do cabelo se abrem para receber o creme. Após a limpeza, você deve enxaguar e retirar o excesso de água com uma toalha.

Em segundo lugar, você irá separar o cabelo em mechas e aplicar a máscara de hidratação no comprimento do cabelo (não aplicar na raiz). Depois de aplicar, massageie seus cabelos mecha por mecha. O processo da massagem, ajuda na penetração do produto no fio.

Extra: Se quiser caprichar ainda mais na hidratação, você pode separar a quantidade de máscara necessária em um recipiente de plástico e adicionar algumas gotinhas de óleo capilar.

Para ajudar na potencialização, é necessário “aquecer os fios”. Você pode preferir uma touca de alumínio ou uma toalha quente úmida. Deixe o produto agir o tempo que está na embalagem do produto escolhido.

Depois desse tempo, retire a touca ou a toalha e espere no mínimo 5 minutos para que seu cabelo esfrie naturalmente. Enxague bem e aplique o condicionador para fechar as cutículas.

Você pode finalizar com um leave-in ou com silicone.

Alguns cuidados para uma hidratação com resultado de salão

Depois de respeitar o tempo do tratamento, enxague bem o cabelo, até retirar todos os resíduos. Isso é fundamental para garantir o resultado de salão na sua hidratação feita em casa. O que acontece é que muitas mulheres não enxaguam totalmente os fios, que acabam ficando durinhos por causa do produto acumulado.

A temperatura ideal da água para enxaguar é a fria, ou seja, é nessa temperatura que as escamas do cabelo fecham e retém o creme hidratante por mais tempo. Aproveite esse momento para massagear o couro cabeludo, pois, estimula a renovação das células e a nutrição das madeixas. Outra vantagem da chuveirada fria é dar brilho aos fios, que ficará mais evidente depois de seco.

Encontre Beleza

Agora que você sabe mais sobre hidratação capilar, não tem mais desculpas para não cuidar das madeixas! Portanto, acesse o site da Encontre Beleza e veja os produtos adequados para seu tipo de cabelo e pele.

Não deixe de ver nosso conteúdo sobre Cronograma capilar.