Pele oleosa: como cuidar?

Pele oleosa! Em primeiro lugar, você sabia que é o tipo de pele mais comum entre os brasileiros? O excesso de oleosidade acontece quando as glândulas sebáceas produzem muito sebo. Portanto, esse sebo vai parar na superfície da pele por meio dos poros dilatados, outra característica comum de quem tem a pele oleosa.

Característica da pele oleosa

Mulher em frente ao espelho mostrando sua pele oleosa

A pele oleosa possui características como: poros dilatados, pele com muito brilho e tendência à acne. Essas características ajudam na sua identificação. Por isso, a esfoliação uma vez por semana, para esse tipo de pele, é essencial para retirar as células mortas.

Causas

Existem várias causas para o excesso de oleosidade na pele, por exemplo: lavar o rosto muitas vezes ao dia (efeito rebote), comer alimentos gordurosos, usar água quente para lavar o rosto, além de não hidratar a pele e usar produtos que não são corretos para a pele oleosa. O ideal é sempre evitar essas práticas.

O que é efeito rebote?

Mulher loira apontando o dedo para seu rosto, mostrando a pele oleosa

As glândulas sebáceas produzem sebo em excesso como forma de proteção da pele, devido a um desequilíbrio de água e óleo em sua superfície. Quando não há esse equilíbrio e removemos toda a gordura da região, inclusive a que precisamos para manter a pele protegida e hidratada, o nosso corpo tende a produzir sebo em excesso para repor o que foi retirado, o que chamamos de efeito rebote.

Cuidados com a pele oleosa

Seguir uma rotina de skin care de acordo com o tipo de pele é importante.

Pela manhã

Ao acordar, o primeiro cuidado a ter com o rosto é a limpeza. Mas no caso da pele oleosa, faça isso com um produto específico que controle a alta produção de sebo pelas glândulas sebáceas e deixe a pele mais sequinha de forma saudável, sem causar ressecamento. Por isso, opte por sabonetes em barra ou gel com ativos seborreguladores, como o LHA e ácido salicílico.

O ideal é finalizar a limpeza com uma solução antioleosidade, que age como um tônico para a pele, deixando a região mais limpa e uniforme. Esse produto ajuda a remover todas essas impurezas que ficaram no rosto, auxilia na redução da oleosidade e ainda melhora a aparência de poros dilatados.

Além do ritual de limpeza, a pele oleosa também necessita de um tratamento antioxidante. Esse produto precisa ter uma textura leve, adequada para esse tipo de pele e um ativo, como a vitamina C, que ajude a tratar outros problemas, como a mancha de acne. Incluir um antioxidante na sua rotina também otimiza a ação do protetor solar. 

Agora, é importante deixar a oleosidade sob controle! Portanto, aposte num produto que contenha ativos que ajudem nesse quesito, ao mesmo tempo que diminui as espinhas e outras lesões de acne.

Proteção é outro gesto que a pele oleosa não pode dispensar. Por isso, é fundamental incluir na sua rotina de cuidados um filtro solar facial com toque imperceptível e tecnologia de controle da oleosidade. Além disso, o produto deve ser FPS 50, no mínimo, amplo espectro e, de preferência, com cor, para proteger contra a luz visível. 

Durante a noite

Durante a noite, por exemplo, é imprescindível a remoção da maquiagem com demaquilante, seguida da higienização com sabonete e da limpeza com o tônico. Por fim, invista no seu tratamento noturno preferido e acorde com o rosto mais purificado, poros mais fechados e menos produção de óleo!

Hidratantes em formato de sérum possui a textura mais fina. Portanto, são mais fáceis de serem absorvidos.

IMPORTANTE: Consulte sempre seu dermatologista.

Riscos de não cuidar da pele oleosa

Mulher oriental sorrindo, mostrando a pele oleosa

Além de tendência à acne, o excesso de oleosidade pode causar manchas, ferimentos e até doenças! Cuidado, por exemplo, com a rosácea, dermatite seborreica, dentre outras, que são mais comuns em peles oleosas.

Encontre seus cosméticos ideais

Encontre Beleza

A encontre Beleza possui um Quiz desenvolvido por especialistas. Acesse o nosso site, responda ao quiz e veja os produtos que são recomendados para seu tipo de pele, cabelo e maquiagem.

Veja também nosso conteúdo sobre Os benefícios de uma limpeza de pele profissional.