Maquiagem vencida! Pode ser usada?

Maquiagem vencida, pode usar mesmo assim? Que atire o primeiro pó compacto quem nunca usou produtos de beleza depois do prazo de validade. A gente sabe que é muito difícil jogar nossos produtinhos fora, mesmo sabendo que já estão vencidos. Mas respeitar o prazo de validade desses produtos é primordial. Veja só!

Alergia e irritação na pele

Mulher brande de cabelos pretos coçando o braço devido a alergia de usar maquiagem vencida

Os maiores riscos de usar maquiagem vencida é a alergia e irritação na pele, além de causar infecções oculares. O óleo que se separa de alguns produtos pode obstruir os poros e causar o surgimento de acne.

IMPORTANTE: pincéis e esponjas de maquiagem também acumulam sujeira e bactérias, então, atenção ao tempo de uso deles também.

Mas quando devo jogar fora?

Fique atenta! Separação ou mudanças na textura junto com odores, são indícios de que o produto estragou. O pó compacto, por exemplo, pode craquelar, o lápis pode ressecar, produtos líquidos podem ficar bifásicos (quando os componentes se separam) e o hidratante pode oxidar, adquirindo um tom amarelado.

Essas alterações, porém, nem sempre acontecem nos produtos e, um cosmético que já venceu, mas não apresenta mudanças também pode causar danos em contato com a pele. Na dúvida, o descarte na data correta ainda é a melhor saída.

O bom armazenamento pode aumentar a vida útil dos produtos

Uma gaveta aberta mostrando produtos de beleza guardados e bem armazenados para aumentar a vida útil dos produtos. Maquiagem vencida

O lugar onde você guarda seus produtos é muito importante. Dependendo do armazenamento, pode aumentar ou diminuir a vida útil. Por isso, guarde-os sempre em local arejado, longe do sol e da umidade. Guardar no banheiro, nem pensar. A umidade ajuda no crescimento de bactérias e fungos, que estragam o produto.

Atenção nas datas

Uma dica fácil para usar os produtos dentro do período certo e seguro é criar etiquetas para colar na superfície dos potinhos, pois, geralmente a data de validade vem junto com a embalagem e ela pode ser descartada logo no primeiro uso.

Agora que você sabe mais sobre o uso de maquiagem vencida, fique atenta nos prazos de validade dos seus produtos e guarde-os em local correto!

Encontre Beleza

Não deixe de conferir nosso conteúdo sobre Maquiagens ressecadas? Saiba o que fazer para recupera-las