Rotina de cuidados com a pele: o passo a passo da beleza!

A melhor maneira de manter o rosto sempre bonito e saudável é com uma rotina de cuidados com a pele. Ao estabelecer hábitos, ficará mais fácil não esquecer de nenhuma etapa fundamental.

Mas é claro que esses cuidados com a pele devem ser personalizados e de acordo com o tipo de pele que você tem – e as necessidades que ela apresenta. De qualquer forma, montamos um guia básico que vai lhe ajudar a montar o seu próprio passo a passo da beleza. Confira!

Cuidados com a pele de manhã

Uma boa rotina de cuidados com a pele deverá ser executada pela manhã e à noite.

Pela manhã, os passos básicos são:

Passo 01: Limpar: durante a noite, a pele se regenera e por isso produz oleosidade. Limpar todas as manhãs, remove essa oleosidade extra e garante a preparação para os demais cuidados. A higienização pode ser feita com diferentes produtos, dependendo do seu tipo de pele, como géis ou espumas de limpeza, água micelar, entre outros.

Passo 02: Tonificar: a tonificação remove o que restar da loção de limpeza e refresca a pele, ao mesmo tempo que restaura seu pH natural.

Passo 03: Cuidados Especiais: esse é o momento de aplicar os produtos específicos para o seu tipo de pele. Caso você não esteja usando nenhum produto específico, pode desconsiderar esse passo e pular para o próximo.

Passo 04: Hidratar e Proteger: escolha um creme de hidratação adequado ao seu tipo de pele, mesmo as oleosas precisam de hidratação. Finalize, aplicando um protetor solar com FPS adequado ao nível de exposição que você terá. Lembre-se de reaplicar o protetor ao longo do dia.

Cuidados com a pele à noite

Durante à noite, seu rosto ficará com os cremes que você optou agindo por mais tempo. Assim, siga as etapas:

Passo 01: Limpar: limpar a pele todas as noites remove as impurezas, sujeira, suor, oleosidade e maquiagem acumulados durante o dia. Depois dessa etapa, a pele estará limpa e pronta para absorver os componentes ativos do seu produto de tratamento noturno. Você poderá passar primeiro um demaquilante ou a água micelar e depois proceder com a limpeza com géis e espumas de acordo com a sua pele. Para os olhos, use um removedor de maquiagem específico.

Passo 02: Tonificar: existem algumas pessoas que pulam essa etapa. Mas ela é extremamente importante para restaurar o pH da sua pele e complementar a limpeza, além de ajudar a remover as impurezas mais profundas. Existem vários tônicos faciais, dependendo da sua necessidade, como versões suavizantes, com vitamina C, equilibrante etc.

Passo 03: Cuidados Especiais: este é o momento de aplicar o seu creme de tratamento noturno, indicado de acordo com as características da sua pele. Por exemplo, para reduzir as rugas e linhas de expressão, para tratar as espinhas, para suavizar as manchas etc.

Passo 04: Hidratar: finalize os cuidados com a pele, usando um creme umectante noturno que irá nutrir e auxiliar na regeneração noturna. Use, também, um creme para a área ao redor dos olhos, que é mais delicada e exige um cuidado especial.

Como escolher os produtos certos para minha rotina de cuidados com a pele?

Para que a sua rotina de cuidados com a pele seja eficiente, é fundamental escolher os produtos adequados. Veja algumas sugestões.

Limpeza e tonificação

Para a limpeza, você poderá usar:

  • Géis: devem ser finalizados com água morna. Se você tem a pele sensível, evite usar água muito quente;
  • Loções de limpeza: são aplicadas com algodão e não exigem o uso de água, mas você poderá remover delicadamente com água morna se preferir;
  • Produtos 3 em 1: combinam limpadores, tônicos e demaquilantes para os olhos. Devem ser aplicados suavemente com algodão no rosto e na região dos olhos.

Uma boa loção de limpeza deve ser: suave, para não irritar a pele, formulada para o seu tipo específico de pele e testada amplamente.

Em relação aos tônicos, o ideal é preferir os produtos sem álcool. Embora eles tragam um efeito refrescante, podem retirar da pele os lipídios naturais, fazendo com que a pele produza mais lipídios em excesso, piorando a oleosidade. Em alguns casos, o álcool também poderá intensificar o ressecamento.

Hidratação

A hidratação é essencial em qualquer rotina de cuidados. Ela ajuda a repor água na pele. Para ser bem sucedida, também é importante ingerir mais líquidos ao longo do dia.

Quem tem pele oleosa, costuma acreditar que não precisa hidratar. Porém, a realidade é outra. A produção de sebo em excesso ocorre justamente para suprir a falta de hidratação. Ao hidratar sua pele oleosa com os produtos certos, você ajudará a equilibrar a oleosidade e a deixará menos suscetível a agressões externas, como frio, calor, poluição etc. que aumentam a produção de óleo.

O ideal é optar por hidratantes com toque seco e de texturas leves e não oleosas.

Para quem tem a pele seca, os hidratantes podem ter texturas mais cremosas e serem mais concentrados, com componentes hidratantes e nutritivos, como manteiga de karité, alantoína, vaselina e óleos naturais.

No caso das peles mistas, prefira por fórmulas livres de óleos minerais, pois evitam o ressecamento e não aumentam a produção de sebo.

Quem tem a pele normal pode usar a água termal e para as pessoas com pele sensível, o ideal é usar hidratantes hipoalergênicos, sem fragrância e com o menor número possível de princípios ativos, com propriedades calmantes e descongestionantes.

Proteção

A proteção diária com protetores solares evita questões como o envelhecimento precoce, a queimadura solar, a presença de pintas e até mesmo o câncer de pele.

O ideal é reaplicar o protetor a cada 2 horas ou quando houver transpiração excessiva. Mesmo em dias nublados e chuvosos, o protetor deverá ser aplicado.

Quem tem a pele seca, precisa de protetores mais hidratantes, já para peles mistas ou oleosas, prefira por produtos oil-free e de toque seco, que não deixem a pele engordurada.

Ainda existem opções de protetores com cor, que funcionam como uma espécie de maquiagem, com ação antipoluição, antirrugas e assim por diante.

Agora você já sabe como deve ser sua rotina de cuidados com a pele? Ajude suas amigas compartilhando essas dicas nas suas redes sociais!