Maquiagem para pele negra: as principais dicas para acertar a seu make!

Atentar-se ao tom da sua pele e encontrar os produtos adequados a ele é fundamental para uma make poderosa, capaz de celebrar e enaltecer a sua beleza natural. Apesar disso, não é incomum encontrarmos mulheres com muitas dúvidas sobre a maquiagem para pele negra.

Isso acontece principalmente porque, quando dizemos “pele negra”, estamos englobando dentro desse termo diferentes tonalidades. E para a make ficar perfeita, é fundamental identificar adequadamente o seu tom de pele negra e avaliar quais produtos existem para o seu caso e também quais cores ajudam a trazer mais impacto.

Compartilha de todas essas dúvidas? Já adiantamos uma dica para lhe ajudar: faça o nosso quiz e encontre os produtos certos para o tom e o tipo da sua pele!

Base e corretivo

Inicie a sua make, com uma boa preparação da pele, fazendo a limpeza. Em geral, a pele negra costuma ser mista ou oleosa, por isso, use produtos específicos, de preferência com ácido salicílico. Outra dica importante nesse momento é o uso do primer, para reduzir a aparência dos poros.

Na sequência, vem a escolha da tonalidade certa da base, do corretivo e também do pó facial. Escolher a cor errada poderá deixar sua make em um tom acinzentado. Quando isso ocorre, é sinal que você escolheu um produto em uma tonalidade mais clara do que a sua pele.

A dica é, na hora de comprar, fazer o teste, aplicando o produto diretamente no rosto (e não na mão), em um ambiente de luz natural.

Não se esqueça que a pele negra, geralmente, é classificada em três tipos: tom frio, tipo de pele de Kat Graham, por exemplo, o tom amarelado, parecido com o da Rihanna e o tom neutro, que é mais escuro, semelhante ao da atriz Lupita Nyong’o.

O corretivo não pode ser mais claro que a sua pele, o ideal é que ele seja na tonalidade exata ou apenas um pouco menos, evitando aquelas áreas claras e pouco homogêneas que podem estragar qualquer make.

A base e o corretivo são fundamentais para a maquiagem perfeita em pele negra. Se você não está conseguindo acertar a escolha desses produtos, faça o nosso quiz e veja quais são mais indicados para você!

Sombras

Para realçar a beleza da pele negra, você pode investir em sombras de tonalidades: azul marinho, berinjela, preto, café e cobre. No caso de usar tons mais claros, teste antes, na mão, para garantir que o resultado não será acinzentado.

Se você ama uma make com um olho poderoso, aposte nas sombras mais sequinhas, pois, como dissemos, a pele negra tende a sofrer mais com a oleosidade e as versões de sombras mais secas costumam ficar melhores.

Para quem não quer errar, a dica é investir nas cores quentes, como marrom, bronze, dourado e laranja. Porém, se a sua ideia é ousar, nada melhor que as cores frias, como roxo, azul e verde.

Nos eventos noturnos, boas pedidas são as sombras cinza e prata, contudo busque deixar os lábios em um tom mais avermelhado, para evitar uma maquiagem muito “fria”.

Iluminador

O iluminador faz parte de uma maquiagem para pele negra poderosa. Os tons dourados e perolados são fáceis de usar e de combinar com diferentes tonalidades de pele. Aplique o produto usando a ponta do dedo e espalhe-o no ossinho acima da maçã do rosto.

A vantagem é que o iluminador evita que a sua maquiagem fique com aquele visual chapado e opaco. Mesmo em looks diurnos, o produto pode ser usado. O segredo, nesse caso, é esfumar bem – você poderá usá-lo nas têmporas e também na ponta do nariz.

Blush

O blush é outro que exige muito cuidado na escolha do tom, da mesma forma que a base e o corretivo. Em geral, a pele negra combina melhor com blushes em tons fechados, como cobre, bronze, marsala e rosa antigo.

De qualquer forma, evite os blushes muito claros, como salmão ou rosa, que causam um efeito não natural.

A forma de passar também faz toda diferença. Evite aquele terrível efeito “chinelada”, aplicando o produto aos poucos e esfumando bem.

Batom

Uma dica para quem não quer errar é: quanto mais escura for a sua pele, mais fechado deve ser o tom do batom. Caso queira usar um batom nude, prefira aqueles com nuances mais claras de marrom.

Os contrastes, de uma maneira geral, funcionam muito bem na maquiagem para pele negra.

Por exemplo, com sombras cintilantes e metálicas em tons de oliva, dourado ou roxo. Nos lábios, use cores vibrantes, como pink, laranja e vermelho ou, ouse bastante, com gloss e tons metálicos. Só evite os batons muito claros que não valorizam o rosto.

Se você deseja criar uma maquiagem com uma boca bem marcante, poderá investir em tonalidades como ameixa, amora, café e vinho.

Para quem tem medo de arriscar, use a regra, boca tudo, olho nada – e vice-versa. Então, para uma boca marcante, use os tons que citamos e apenas um rímel e um delineado nos olhos. E para olhos trabalhados, prefira batons em tonalidades mais nudes.

Viu só quantas dicas bacanas de maquiagem para pele negra? Acesse o nosso quiz e encontre os produtos certos para arrasar nas suas produções!