Pele madura: 6 truques básicos de maquiagem

pele-madura

As mulheres com mais de 50 anos, muitas vezes, acabam se deparando com alguns desafios na hora de realizar uma maquiagem para pele madura. Principalmente, em termos de valorizar a beleza natural – e conseguir uma make leve, mas capaz de reforçar os seus pontos fortes.

Você tem a pele madura e está passando por isso e não sabe como se maquiar ou quais produtos escolher? Siga conosco e veja as dicas e truques que separamos!

*Atenção para uma dica esperta: faça o nosso quiz e descubra quais produtos são mais indicados para o seu tipo de pele, comprando a make certa!

Truque #1: Prepare corretamente a pele madura

Qualquer boa maquiagem, começa com uma excelente preparação da pele – e para as mulheres com mais de 50 anos, isso não é diferente. Na verdade, se a pele madura não estiver bem cuidada e hidratada, mesmo aplicando os demais truques que separamos, o resultado da sua maquiagem pode não ser tão bom.

Comece limpando bem a pele, lavando com sabonete neutro facial e finalizando com água micelar (que ajuda a remover todas as impurezas e a oleosidade de forma suave).

Na sequência, esfolie os lábios e aplique um hidratante labial para finalizar. Não se esqueça de hidratar muito bem a região dos olhos, para evitar que o corretivo fique craquelado. Escolha um creme específico para essa área. E, claro, use um hidratante facial no restante do rosto.

Finalize a preparação da pele, aplicando um primer – que ajudará a deixar a pele mais lisinha e a reduzir os poros. Escolha um primer da sua preferência, uma dica é optar pelas versões anti-idade ou com efeito lifting, que disfarça as marcas de expressão, rugas e outras irregularidades.

Truque #2: Escolha corretamente a base e o corretivo

A dica aqui é ficar atenta em relação à textura da base que pode deixar a sua make com um aspecto mais bonito e jovial. Assim, evite as bases em pó, pois as partículas do produto podem se concentrar nos vincos do rosto.

As versões muito líquidas também não são indicadas, porque podem ressaltar o brilho excessivo da pele e o aspecto de oleosidade, deixando o visual pouco natural. Outra que deve ser evitada é a base matte, porque causa o efeito contrário, retirando a hidratação da pele.

A recomendação, portanto, é investir nas bases cremosas de alta duração, que hidratam na medida certa, cobrem bem as manchas e marcas e, em alguns casos, conseguem até dispensar o uso do pó facial.

No caso do corretivo, prefira as versões líquidas, no mesmo tom da sua pele ou use as versões coloridas caso precise, por exemplo, disfarçar olheiras, melasmas, cicatrizes ou hematomas.

Uma dica bacana é aplicar o corretivo também no bigode chinês e em algumas regiões do rosto que podem ter manchas ou serem mais marcadas. Antes de aplicar a sombra, vale a pena usar um pouquinho de corretivo nas pálpebras, fazendo com que o produto dure mais.

Está com dúvida para escolher a base e o corretivo certos para o seu tipo de pele? O nosso quiz pode te ajudar. Faça agora e encontre os produtos ideais para você!

Truque #3: Não se esqueça da sobrancelha

As sobrancelhas nunca devem ser esquecidas na maquiagem para pele madura. Geralmente, conforme envelhecemos, as nossas sobrancelhas (assim como os cabelos) começam a ficar mais ralas. Então, use a maquiagem para preencher essas possíveis falhas.

Para isso, escolha um lápis de sobrancelha na cor próxima ou igual a sua e faça movimentos para cima, como se estivesse desenhando pelos. Para dar volume, você poderá usar uma sombra, preenchendo com ela toda a sobrancelha.

Truque #4: Atenção à sombra

Os olhos são pontos que merecem atenção na maquiagem para pele madura, pois, em geral, eles são mais flácidos e caídos. Por isso, tenha cuidado na hora de escolher a cor da sombra. Lembre-se da regra: tudo que brilha, realça e tudo que escurece, disfarça.

As sombras brilhantes e com glitter devem ser evitadas, porque acabam realçando as linhas e as texturas. Já as sombras compactas e acetinadas devem ser as principais escolhas, porque realçam o olhar, sem marcar.

Para não errar, opte por um esfumado clássico em marrom. Outras cores bacanas são os tons terrosos, pastéis e nudes. Finalize a maquiagem do olho com uma boa máscara de cílios.

Se a sua pálpebra é um pouco caidinha, uma dica é aplicar um tom terroso esfumado um pouco além do côncavo e fazer uma iluminação na parte superior (próxima à sobrancelha) e no cantinho do olho.

Com uma sombra um pouco mais escura e um pincel chanfrado, passe sobre a linha abaixo dos olhos (e dispense o uso do lápis). Dessa forma, você conseguirá levantar o olhar. Outra possibilidade é usar um lápis de olho claro na linha d’água dos olhos, o que fará com que eles pareçam maiores.

Truque #5: Dicas para contorno, blush e iluminador

O contorno na maquiagem para pele madura deve ser feito apenas na região do maxilar, disfarçando essa região que pode estar um pouco mais flácida e ajudando a levantar o rosto. Para o contorno, prefira produtos cremosos.

Em relação ao blush, a dica também é utilizar as versões cremosas, que têm uma duração maior e trazem um visco necessário à pele madura. Atenção à forma de aplicar o produto: use-o apenas no alto das bochechas e escolha uma cor que combine com o seu tom de pele, sem ser muito contrastante.

O iluminador deve ser usado com moderação. Você poderá aplicar um pouco no alto da maçã para que ela pareça mais alta. Lembre-se que tudo o que você iluminar, ficará em destaque no seu rosto. A textura do produto deve ser líquida ou cremosa, para evitar marcar as linhas de expressão.

Truque #6: Valorize os lábios

Para finalizar a maquiagem para peles maduras, não se esqueça do batom. Um truque para conseguir mais volume é passar o batom, usar um pouco de iluminador e depois repassar o batom.

Se você caprichou nos olhos, deixe a boca mais leve. Para isso, faça o contorno com um lápis nude e aplique um batom nude um pouco mais escuro que o contorno.

Caso você seja daquelas que amam um batom escuro, saiba que poderá usá-lo sem medo. É um mito de que ele deixa a mulher com uma aparência envelhecida. Só tome cuidado para que o restante da produção esteja leve, deixando a boca brilhar.

Independentemente da cor, uma dica importante é sempre fazer o contorno da boca com um lápis um pouco acima do tom do lábio. Assim, o batom irá durar mais e não se acumulará nas ruguinhas acima da boca, além de fazer com que os lábios pareçam maiores.

Finalize a sua make, aplicando um pouquinho de pó facial translúcido só na zona T que costuma ser mais oleosa, retirando o excesso de brilho. Use pouco, para manter o frescor da pele. Caso você tenha a pele mais seca, poderá dispensar essa etapa.

Prontinho, com essas dicas ficou mais fácil fazer a sua maquiagem para pele madura? Responda ao nosso quiz e descubra os produtos mais indicados para seu tipo de pele!