Pó translúcido: como e quando usar?

pó translúcido

O pó translúcido é um dos que não podem faltar em qualquer kit de maquiagem. Apesar disso, muitas pessoas têm dúvidas sobre em qual momento da make o pó translucido deve ser usado – e qual é a sua função.

Como o próprio nome sugere, esse é um pó facial bem fininho e transparente, que tem uma cor neutra e, portanto, não briga com nenhum tom de pele e pode ser usado por qualquer mulher.

Para lhe ajudar a ter um resultado perfeito, nós montamos este conteúdo completo com todas as dicas sobre pó translúcido. E se você não sabe qual marca de pó escolher, faça o nosso quiz e veja qual é mais indicada para o seu tipo de pele.

Qual o efeito do pó translúcido?

O pó translúcido tem o efeito de matificar a pele, dando um acabamento matte ou levemente acetinado à maquiagem.

Ele também é um grande aliado na hora de fixar a make à pele por mais tempo, funcionando como uma espécie de primer, quando é aplicado no final da produção.

Esse mesmo efeito pode ser conseguido nos lábios, ajudando a deixar a boca sequinha e a aumentar a duração do batom.

Outras funções do pó translúcido são:

  • evitar que uma sombra escura acabe caindo e borrando a base já pronta do restante do rosto;
  • evitar que o corretivo fique com aspecto craquelado;
  • disfarçar a oleosidade da pele;
  • prevenir que o delineado borre.

Como usar o pó translúcido?

O pó translúcido forma uma espécie de véu sobre a maquiagem e é aplicado em pequenas quantidades em todo o rosto, ficando invisível sob a luz natural.

Mas, se você for fazer fotografias (como no caso de eventos ou de uma make específica para modelos), tenha cuidado com o uso desse pó. Isso porque, na presença do flash ou de luzes mais fortes, o pó translúcido poderá aparecer e criar um efeito desagradável.

Veja algumas possibilidades de uso.

Finalização da maquiagem

Para finalizar a sua make e fazê-la durar mais, aplique o pó translúcido como etapa final, ajudando a retirar a oleosidade da pele e conferindo a ela um aspecto mais aveludado.

Use um pincel de fibra ótica e faça movimentos circulares, com bastante leveza, espalhando o produto em todo o rosto. Cuidado para não acumular o produto na região dos olhos.

Matificação de batons

A ideia é transformar os batons cremosos em matte. Para isso, é só aplicar o pó translúcido após passar o batom, usando um pincel próprio para batom. Essa técnica também ajuda a prolongar a duração do batom.

Retirar o excesso de sombra

Essa dica é muito útil para uso de sombras escuras, evitando que resíduos danifiquem sua maquiagem. Para isso, aplique algumas camadas generosas de pó translúcido na pálpebra inferior antes de usar a sombra.

Ao finalizar a make dos olhos, retire os resíduos com um pincel limpo, em movimento de vassoura. Assim, os resíduos de sombra sairão junto das camadas de pó.

Aumentar a duração da sombra

O pó translúcido ajuda a sua sombra a se fixar e a durar mais. Basta aplicar um pouco de pó na pálpebra móvel, usando a ponta dos dedos, antes de aplicar a sombra.

Prevenir que o delineado borre

Nos dias mais quentes, ou quem tem as pálpebras oleosas, o delineado feito com kajal ou com lápis pode acabar borrando.

Para evitar isso, aplique o pó translúcido com o pincel chanfrado junto ao traço do delineado, criando uma barreira invisível que impedirá os pigmentos de escorrerem.

Vale, também, aplicar uma camada fina de pó translúcido sobre toda a pálpebra antes de fazer o delineado.

Evitar corretivo craquelado

Ao longo do dia, não é incomum que o corretivo comece a craquelar, devido às linhas de expressão. Para que isso não aconteça é fundamental preparar bem a pele usando um hidratante e um primer.

Outra dica é aplicar o pó translúcido logo depois do corretivo, enquanto ele ainda está fresco, de modo que o produto preencha os sulcos da pele e crie um aspecto aveludado e uniforme, sem pesar.

Técnica Baking

A técnica baking consiste em criar uma grossa camada de pó translúcido e deixá-lo por alguns minutos “cozinhando”. Use o produto para criar contraste nas áreas que recebem o contorno, como as maçãs do rosto, ajudando a iluminar esses locais.

Outra dica é aplicar bastante pó translúcido na zona T.

Para garantir um bom resultado, deixe o pó translúcido em contato com a pele por cerca de 10 a 20 minutos – o que ajudará o produto a agir nos detalhes, fazendo com que os demais itens se unam de maneira harmoniosa, evitando acúmulo de produtos, poros abertos, efeito craquelado etc.

A finalização, em qualquer uma das dicas que demos, consiste em remover o excesso de pó translúcido, evitando que ele fique acumulado em alguma região do rosto. Para isso, use uma esponja úmida. Você também pode esfumar o que restou do pó, especialmente nas extremidades do rosto, garantindo um efeito matte e natural.

Quanto mais você esfumar, menos correrá o risco de aparecer com alguns pontos brancos na pele em alguma foto. Mas, se ainda estiver na dúvida, bata uma foto sua, em casa, com flash e avalie em quais regiões o produto ainda precisa ser esfumado.

Tão importante quanto usar corretamente, é escolher o pó translúcido certo. Se você está tendo dificuldades com isso, faça o nosso quiz e descubra qual marca e tipo é mais indicado para a sua pele!

Qual pincel usar para pó translúcido?

O pincel mais indicado para aplicar o pó translúcido dependerá do efeito que você deseja criar. De uma forma geral, o pincel leque (ou vassourinha) costuma ser o mais usado.

Com esse pincel, você conseguirá esfumar o pó em todo o rosto, evitando o acúmulo em determinadas regiões e não ficando com aquele aspecto “fantasminha” nas fotos.

Se você não tiver esse pincel, poderá aplicar o pó com outros modelos, como o pincel redondo tradicional. Mas, nesse caso, a dica é aplicar menos produto, pois será mais difícil espalhá-lo de forma adequada.

Caso você use o pincel de pó, aplique fazendo movimentos circulares e suaves, que garantirá que o produto ficará bem espalhado.

Outra dica importante é sempre usar um pincel limpo e seco – de preferência tenha um pincel exclusivo para aplicação do pó translúcido.

Qual é o melhor pó translúcido?

O melhor pó translúcido dependerá da sua pele. De uma maneira geral, quanto mais fina for a textura do produto, melhor.

Você poderá encontrar uma infinidade de tipos de pó translúcido: compactos, soltos e com ou sem pigmento. Se está na dúvida, prefira um tom universal e neutro, por exemplo, o branco, que vai bem com todos os tipos e tons de pele.

Se você está iniciando no mundo da make, prefira a versão compacta do pó translúcido. Os pós com pigmento são mais indicados para quem tem a pele morena e negra.

Agora, você já sabe tudo sobre o pó translúcido? Faça o nosso quiz e encontre as melhores maquiagens para o seu tipo de pele!