Creme para cabelo cacheado: qual o melhor?

Se tem um produto que não pode faltar na rotina de beleza de muitas mulheres é creme de pentear e também as máscaras de tratamento. Mas quando o assunto é creme para cabelo cacheado, muitas dúvidas podem surgir.

A escolha do creme de cabelo certo fará toda a diferença na definição do seu cacho e, principalmente, no tratamento do seu fio, fornecendo os nutrientes dos quais ele precisa.

Está difícil encontrar o creme para cabelo cacheado? Siga lendo este conteúdo e veja dicas para encontrar o creme de pentear certo!

Entenda o seu tipo de cabelo e o que ele precisa

Na hora de escolher o creme para cabelo cacheado é fundamental entender que nem todo cabelo cacheado é igual. As diferentes curvaturas fazem com que os cabelos tenham diferentes necessidades.

O que chamamos de cabelos cacheados são os fios do tipo 3, caracterizados por cachos soltos e bem definidos. Esses cabelos podem ser de três subtipos:

3A

Cabelo com cachos largos, soltos e em formato espiralado. São fios mais próximos do cabelo ondulado, com a raiz mais lisa e ondulações marcadas e volumosas que têm início do meio da cabeça às pontas.

Geralmente, esse é um cabelo mais fino e por isso precisa de cremes com menos óleos na composição. Se desejar uma definição mais potente, misture um finalizador mais leve com um pouco de gelatina capilar.

3B

No tipo 3B, os cachos se formam mais próximos à raiz, deixando o cabelo ainda mais definido. Os cachos são menores e mais volumosos. Também é normal haver mais frizz e o cabelo ser mais ressecado, pois fica mais difícil para a oleosidade natural do couro cabeludo chegar até às pontas, devido ao formato espiralado dos cachos.

Então, os cremes podem ser um pouco mais consistentes, com uma fórmula rica em agentes hidratantes (como a glicerina) e óleos. Para evitar o frizz, vale combinar o creme de pentear com um finalizador anti-frizz.

3C

É comum confundir o 3C com os cabelos crespos, pois a textura deles é bem semelhante ao dos cabelos 4A, com cachos menores, mais definidos e que nascem a partir da raiz.

Esse cabelo também tem mais volume e é mais ressecado. Por isso, use cremes mais consistentes e hidratantes, que ajudem a manter a definição, sem prejudicar o volume.

Não encontrou o seu tipo de cacho? Veja o nosso guia completo e entenda melhor o seu cabelo!

Os tipos de creme para cabelo cacheado

Os cremes para cabelo cacheado podem variar, apresentando diferentes funções. Além das dicas que demos acima, é claro, não se esqueça de avaliar como está o seu fio: se ele está mais ressecado, quebradiço, se tem química etc.

Precisa de uma ajuda mais especializada? Acesse o nosso quiz e veja quais marcas e produtos são indicados para o seu tipo de cabelo cacheado!

As principais funções que os cremes de cabelo podem ter são:

  • hidratante e de tratamento: ideal para cabelos quebradiços, danificados e com frizz em excesso. Eles contam com ativos poderosos que devolvem a água perdida à cutícula capilar ou ajudam a repor massa. Por exemplo: d-pantenol, vitamina E, ômega 9, queratina etc. Assim, esses cremes ajudam a reconstituir o fio e selar as cutículas, protegendo contra novos danos;
  • definição: os cremes de pentear focados em definição ajudam a deixar os fios com a textura e o volume certos, mantendo os seus cachos bonitos por mais tempo. Essas versões contam com princípios que hidratam e oferecem balanço e elasticidade, como queratina, elastina e vitamina B5. Quanto mais consistente for o creme, mais definição ele oferecerá;
  • proteção da cor ou química: ideal para quem realizou relaxamentos, tinturas, descoloração e outros procedimentos. Esses produtos oferecerem uma hidratação mais potente, ajudam a recuperar os fios das agressões sofridas e de prolongam a ação da química. Então, prefira cremes com queratina, para a reconstrução, e com antioxidantes (chá verde e vitamina E), para proteção;
  • com filtro solar: alguns cremes de pentear contam com adição de filtro solar, sendo excelentes para usos na piscina, na praia e também para proteger seus fios da exposição diária ao sol. Afinal, os raios UV podem penetrar nas fibras capilares e danificá-las.

Lembrando, claro, que apesar dessas funções, os cremes de pentear não substituem as máscaras de tratamento, sendo complementares.

Gostou dessas dicas? Ainda não sabe qual o melhor creme para cabelo cacheado? Faça o nosso quiz e descubra!