Protetor solar para pele oleosa: como acertar na escolha?

O protetor solar é indispensável na rotina de cuidados com a pele, evitando os danos causados pelos raios solares. Apesar disso, muitas pessoas com pele oleosa ainda têm receio de usar o produto, acreditando que ele poderá causar cravos e espinhas, por exemplo.

Para isso não acontecer, é muito importante você escolher um protetor solar para pele oleosa. Ele tem algumas características diretamente relacionadas com o tipo de pele, evitando problemas e cuidando.

Não sabe como escolher o protetor solar para pele oleosa? Faça o nosso quiz e veja as marcas e produtos mais recomendados para seu tipo de pele – e confira as dicas que separamos!

As características da pele oleosa

A pele oleosa é aquela que apresenta algumas características bem marcadas, como: poros dilatados, brilho excessivo e superfície mais espessa – principalmente na zona T, ou seja, testa, nariz e queixo.

Outra característica marcante é a propensão à formação de cravos, espinhas e acnes, por isso é muito importante ter cuidados específicos, como a escolha correta do protetor solar.

Ter uma pele seca, mista ou oleosa depende, sobretudo, da genética. Mas também existem outros pontos capazes de influenciar como estresse, alimentação, alterações hormonais e até os cosméticos que você usa.

Como escolher o protetor solar para pele oleosa

Não é incomum encontrarmos pessoas que se queixam da pele mais oleosa após aplicação do protetor solar. Isso acontece porque estão usando um produto que não é recomendado para as peles oleosas.

Escolher um produto inadequado pode agravar a oleosidade da pele, entupindo os poros e estimulando a acne. Além disso, se você está usando outros produtos, como ácidos, por exemplo, sua pele ficará mais sensibilizada que o normal e o protetor incorreto poderá trazer uma série de problemas como vermelhidão, manchas e descamações, não protegendo sua pele como deveria.

Veja alguns pontos que influenciam na escolha do protetor solar para pele oleosa.

Textura fluida e toque seco

Os protetores mais indicados para quem tem pele oleosa são aqueles com texturas fluidas e com sílicas antibrilho, controlando a oleosidade excessiva da pele.

A textura mais fina e fluida ajuda a tornar mais fácil espalhar o produto e ainda proporciona rápida absorção, oferecendo toque seco e efeito mate. Para os homens, esses pontos são ainda mais importantes, porque o protetor não deixa rastro branco e nem mancha os pelos da barba.

Então, na hora de comprar o protetor solar para pele oleosa, prefira as versões em gel ou sérum.

Outra possibilidade inovadora é o protetor solar mousse, que é ultraleve e indicado, principalmente, para quem deseja reduzir o brilho e disfarçar as imperfeições, poros e rugas, já que ele conta com efeito blur, que deixa a face lisa, uniforme, aveludada e consegue controlar a oleosidade por até 10 horas.

FPS

O Fator de Proteção Solar, FPS, é um item que deve ser levado em consideração na escolha de qualquer protetor solar, especialmente para as peles oleosas. Então, o recomendado é optar por produtos com FPS, mínimo, de 30.

Os produtos com FPS menor não protegem o suficiente e permitem que os raios solares causem ressecamento. Em resposta, a pele passa a produzir mais óleo para compensar o efeito ressecado, deixando a pele com excesso de brilho e aumentando as chances do surgimento de cravos e espinhas.

Está muito difícil escolher o protetor solar para pele oleosa? Faça o nosso quiz e veja as sugestões de produto específicos para sua pele!

Oil Free x Oil Control

Os melhores protetores solares para pele oleosa são aqueles considerados oil free e oil control. As fórmulas oil free não contam com óleos na sua composição e as oil control possuem substâncias reguladoras do sebo produzido pelas glândulas sebáceas.

Quando você usa um protetor oil free, sua pele não fica brilhante e nem com aspecto oleoso, garantindo proteção sem agredir a pele. Já as fórmulas oil control possuem partículas capazes de absorver a oleosidade, garantindo um cuidado ainda mais específico e minimizando o brilho e o aspecto oleoso.

Então, quando for comprar um protetor solar para pele oleosa procure por palavras como oil free, oil control, efeito mate, toque seco e controle da oleosidade.

Tonalizante

Alguns protetores contam, ainda, com efeito tonalizante, oferecendo, além da proteção, uma coloração capaz de cobrir manchas e pequenas imperfeições. Você pode encontrar esses protetores em diferentes tonalidades, para todos os tipos de pele.

Ainda é possível encontrar fórmulas com ácido hialurônico, que hidrata e preenche as rugas e vitamina C, que promove uma ação antioxidante, antienvelhecimento e antiglicante (reduz a destruição do colágeno da pele).

E, então, depois de todas essas dicas, ficou mais fácil escolher o protetor solar para pele oleosa? Faça o nosso quiz e veja as indicações de produtos mais adequados ao seu tipo de pele!